Livro: Com Amor, Anthony

 photo caa44_zpsm3rflxsm.jpg

Vale a pena começar esse post pela autora do Livro: Lisa Genova. Ficamos encantadas com sua biografia: ela é uma autora best seller do New York Times, formada em biopsicologia e é PHD em neurociência pela Universidade de Harvard. Ela se apoiou na Neurociência para começar a escrever e informar sobre o que estudava. Seu primeiro livro, “Para Sempre Alice” tem como tema o mal de Alzheimer, no livro “Nunca mais Raquel” ela aborda TDAH e lesão cerebral traumática, em “Com Amor, Anthony” ela conta sobre uma criança autista e em seu livro mais recente “Inside the O’Briens” (achamos que o livro ainda não foi traduzido para o portguês) ela relata sobre a Doença de Huntington (um distúrbio neurodegenerativo).

Lisa pesquisa MUITO para escrever seus livros (lê tudo o que pode, entrevista médicos, conversa com as famílias que vivem com a condição), mas o desenvolvimento de “Com Amor, Anthony” foi definitivamente diferente dos dois livros anteriores. Quando ela estava escrevendo os primeios livros ela sempre sentiu que poderia se apoiar na neurociência através de livros didáticos e profissionais para obter informações científicas sobre Alzheimer ou Negligência e traumatismo crânio-encefálico, e, como uma escritora iniciante, achou isso reconfortante. Em “Com Amor, Anthony” ela tinha consciência que estava escrevendo sem este apoio: não existe nenhum livro de neurociência sobre o autismo. E a estrutura desta história é muito mais complexa do que os outros livros. Ela fala: “Com “Para Sempre Alice” e “Nunca mais Raquel”, eu era uma neurocientista escrevendo um romance. Com Amor Anthony, eu me tornei uma romancista.”

 photo caa11_zps1kpesrsg.jpg

A obra relata uma história de um autista não-verbal chamado Anthony, e foi inspirado no filho de sua prima, com o mesmo nome. Ficamos impressionadas com a qualidade da escrita de Lisa! Uma leitura completamente envolvente e atrativa. O livro aborda o transtorno da visão do autista e é quase impossível acreditar que a personagem é fictícia. Não é uma obra sobre autismo mas a forma como a síndrome foi tratada é perfeita. A autora mostra as dificuldades e aprendizados do dia a dia com uma pessoa que está no espectro. Em vários capítulos as lágrimas caíram mostrando a emoção contida em cada página.

Além de conscientizar as pessoas sobre a síndrome, Lisa queria algo muito maior com o livro:

“Eu queria lançar uma luz sobre o que é igual entre todos nós, se você tem autismo ou não. Como os seres humanos interagem uns com os outros? Somos todos capazes disso? O que acontece quando não conseguimos ou não queremos nos conectar com as outras pessoas? Qual a sua eficácia para comunicar como se sente ou o que você quer? O que acontece quando encontramos maneira de realmente entender e aceitar uns aos outros? Seu amor pelas pessoas é incondicional?”

 photo caa3_zpsxjdba8ye.jpg

Resumo:

“Em seu novo romance, a autora best-seller de Para sempre Alice e Nunca mais, Raquel conta a história de Anthony. Ao dar voz ao rapaz autista, Lisa Genova permite que ele releve os segredos por trás do funcionamento de sua mente: por que ele odeia pronomes, mas ama o número 3 e balanços, como ele experimenta a rotina, a alegria e o amor. E é a voz desse rapaz que vai guiar duas mulheres em sua jornada inesquecível para descobrir as verdades universais que unem a todos nós.”

 photo caa22_zpsrmkae7d0.jpg

Entrou para a lista dos melhores livros que lemos! Perfeito para presentear parentes, professores, amigos e todos aqueles que são amantes da leitura. O conteúdo é surpreendente e nos ensina muito. Guardaremos Anthony em nosso coraçao para sempre e somos gratas por cada palavra “falada” por ele. Foi como se estivéssemos dentro de sua mente e pudéssemos entender seus comportamentos. Podemos dizer que o foco principal desse livro é a empatia.

Título no Brasil: Com amor, Anthony
Título Original: Love, Anthony
Autora: Lisa Genova.
Editora: Nova Fronteira
Ano: 2015
Páginas: 304

 photo caa5_zpsmedeqyiu.jpg

Fontes:
Simon and Schuter
Good reads
Uma apaixonada por livros
Entre óculos e livros
qt-qt_sidebar_content_blog_by_user=0″>YMC
3 boys and a dog
Cantinho de Duas
HDYO
Boston Globe
Lisa Genova
Conchego das Letas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>