Um piquenique consciente!

Dia 02 de abril foi Dia Mundial Da Conscientização do Autismo e ao contrário do que muitos pensam, esse não é um dia comemorativo e sim um dia de trabalho! Se tivéssemos motivos de sobra pra comemorar, nem precisaríamos de ter um dia específico de engajamento em prol de conscientizar toda a polução do nosso país. Em um mundo paralelo todos estariam conscientes do que é o autismo, quais são as suas características, a quem os familiares deveriam recorrer caso suspeitassem que seu filho era autista, quais são os tratamentos, todos os profissionais necessários estariam a disposição e a palavra inclusão seria inexistente já que seria muito natural a convivência com as diferentes necessidades físicas e emocionais das pessoas. Maaaaaaaaas esse mundo paralelo não existe e toda criança cresce… Temos que preparar o mundo para elas e elas para o mundo! E essa caminhada é longa, diária, exige coragem, força, aceitação e trabalho! E é por isso que todo ano a gente arregaça as mangas para fazer essa data valer… precisamos ter voz! Precisamos ser ouvidos e enxergados, precisamos mostrar os autistas para todos e precisamos desmistificar muitas coisas como por exemplo a que o autista tem seu próprio mundo! Autistas são desse mundo, tem seus direitos, pagam impostos através do trabalho suado de muitos pais, dão o seu melhor diariamente vencendo barreiras que não são impostas apenas pela síndrome mas também pelo sistema, pelos governantes, por muitas pessoas ignorantes da sociedade que insistem em se fechar para as diferenças, pela falta de informação e por tantos outros motivos que se não existissem, a síndrome seria fichinha! Mas, como a inclusão começa em casa, aprendemos que melhor do que lutar por algo é inspirar as pessoas a se envolverem pela causa!

Esse dia 02 caiu em uma semana linda, a semana Santa. Procuramos a imprensa da nossa cidade (Uberaba – MG) com um kit que possuía o convite de nosso evento, um release com informações importantes a serem divulgadas e uma vela para eles acenderem uma luz azul pelo autismo (campanha mundia) para falarmos sobre o autismo e passarmos as informações a toda a população e convidamos as pessoas para o nosso evento de conscientização! Esse mesmo kit (sem o release, claro) foi entregue a professores, coordenadores, mediadora, alunos e direção da escola do Lu.

 photo 30_zpsmbemgae5.jpg

 photo 29_zps1kejlnj0.jpg

Nós, juntamente a um grupo de pais de autistas e profissionais que abraçam a causa, organizamos um piquenique na Praça Por do Sol e foi muito lindo! O convite, cheio de formiguinhas, ilustra nosso trabalho pequeno perto do que é necessário, mas mostrando que juntas, somos um formigueiro poderoso! Foram mais de 200 pessoas e azulamos a praça!

 photo 28_zpsxacwpjrr.jpg

Fizemos camisetas azuis com o apoio de empresas conscientes de Uberaba e mais de 200 camisetas foram distribuídas gratuitamente!

Gratidão às empresas uberabenses e parabéns pela conscientização em apoiar uma causa tão importante como essa:

Sorveteria Chandelly, Rádio Transamérica, Restaurante Omori, Bom Sucesso Imóveis, O Rei do Pão de Queijo, Central gás, Kasanobre Noivas e Festas, Bar e Mercearia Rio do Peixe, Souza e Miziara Construtora, Marcenaria, Mármores e Granitos, Arte e Movimento Stúdio de Dança, Fisio Spa Fit, Real Gastronomia Funcional, Stiva Corretora, Carboni Editora e Gráfica

 photo 19_zpsi7xivv7o.jpg

 photo 20_zpsmzq7lne1.jpg

 photo 23_zpsxutkdwkl.jpg

 photo 19_zpsi7xivv7o.jpg

Conseguimos apoio da Secretaria de Saúde de Uberaba que nos forneceu a impressão de panfletos explicativos que criamos e o apoio da Secretaria de Saúde Mental de Uberaba que nos recebeu e escutou nossas necessidades diárias. Túlio (na foto) e Sérgio, respectivos secretários também estiveram presentes no evento.

 photo 27_zps1dzf3ex1.jpg Secretário Túlio

 photo 31_zpsz27h4ofm.jpg Frente do Panfleto

 photo 32_zps5g0r47bp.jpg Verso do Panfleto

*** Se for salvar para imprimir, não retire a nossa marca, respeite nosso trabalho ***

A Secretaria de Educação de Uberaba, através da nossa amiga e ex professora, silvana Elias também colaborou divulgando o eventos em todas as agendas dos alunos das escolas municipais e foi no nosso evento escutar as necessidades das mães.

 photo 21_zpszyivalio.jpg D. Silvana Elias na foto com a gente e o professor do Marista, Eurípedes

Temos sorte de termos em Uberaba uma pessoa que já tem a inclusão no coração e está fazendo e tudo para todas as crianças e adolescentes terem mediação em sala e apoio no contraturno. Somos muito amigas das filhas dela, a Fernanda e a Fabíola, que estudaram com a gente e são nossas amigas irmãs hoje. Elas sempre nos apoiam, não apenas em relação ao autismo mas em todas as causas que temos! O filho dela Fabiano Elias também nos ajudou muito nos apresentando o Secretário da Saúde, sempre nos passa informações, nos apoia muito e sempre que precisamos ele está ao nosso lado com ideias inteligente e preocupação em ajudar! Essa família é linda e mora no nosso coração.

 photo 34_zpsufnrxhrl.jpg Fernanda Beatriz, Matheus e família e Sona Silvana. Só faltou a Fabs que mora nos Estados unidos e foi no nosso coração ao evento!

 photo 22_zpsjqphhvvj.jpg Fabiano Elias

O vereador Franco Cartafina nos recebeu em seu gabinete e também compareceu ao evento! Ele nos ajudou com o som do dia do evento e fez um projeto de lei para que o Dia Mundial da Conscientização passe a ser Dia Municipal da Conscientização do Autismo também! Estamos aguardando a audiência para aprovação da Câmara de Vereadores!

 photo 12_zpsldxnukgs.jpg

Mayron Rangel da Cia Uno fez uma linda apresentação circense em nosso piquenique e as crianças e adultos ficaram boquiabertas. Mayron luta pela cultura em Uberaba, tem um grupo de teatro e dá aula de artes circenses!

 photo 3_zpst55zj4u1.jpg Mayron e Cia Uno

Mestre Café e o Centro Cultural de Capoeira Águia Branca também se apresentou fazendo nosso evento mais rico e trouxe nossa cultura raiz alimentando nossa alma.

 photo 24_zpst0ankac9.jpg

Eder, da Turma da Alegira, nosso parceiro que levou um pula pula e um escorregador gigante, foi a sensação da praça, trazendo diversão a todos! Quem for de Uberaba e quiser contratá-lo ligue 34 3315 8602. sua festa ficará linda e divertida! Eder sempre está conosco em nossos projetos sociais.

 photo 2a_zpswajgv5dc.jpg

 photo 2_zpsiirelna1.jpg

 photo 1_zpsrbbupra2.jpg

A dona da lanchonete da praça não abre domingo mas ficou sabendo do nosso evento e ficou muito feliz, foi de azul, abriu a lanchonete e ainda forneceu energia para ligarmos o escorregador e o som. Gratidão!

 photo 18_zpsxbhg6d1f.jpg

Foi um dia divertido e a comunidade pôde ver como os autistas amam estar incluídos, brincar no meio das crianças, sorrir e ser felizes! A inclusão é possível, basta mudarmos nosso olhar e acolhermos a todos de forma justa, adaptando-nos a cada necessidade, assim como gostaríamos que fizessem com a gente!

Dois amigos da sala de aula do Lu foram com suas família: Pedro Passos e sua mãe e Bia com sua mãe e irmã (sem foto infelizmente)! Uma amiga do Lu que estudou com ele ano passado mas saiu da escola e continuou a amizade (sempre se falam por telefone e passeios juntos), a Ágatha e sua linda família, que amamos também foram! Gostaríamos que os professores e todos os colegas tivessem ido mas infelizmente não puderam comparecer. Apenas uma justificou sua ausência mas entendemos o motivo que era nobre e essa amiga, a Ana Laura, ajuda muito o Lu no dia a dia em sala de aula e nos fornece informações importantes sempre!

 photo 13_zps3tap8we0.jpg Ágatha e Lu

 photo 8_zps0ymc3dq6.jpg

 photo 25_zpstxip8nib.jpg Pedro Passos e Lu

O Colégio Marista estava em peso: professores, alunos do maternal III e seus familiares. Algumas professoras da Escola Criativa, escola aberta a inclusão em Uberaba estavam lá também e se propuseram a divertir a criançada! O Colégio Uberaba, escola municipal da cidade que está dando show de cidadania e acolhimento também estava lá e somos hiper gratas a eles pelo lindo trabalho que têm feito. Gostaríamos que todas as escolas de Uberaba soubessem a importância da inclusão e que projetos sociais começam na coordenação e dentro de sala. Professores influenciam uma vida para sempre, e esperamos que sintam-se responsáveis pela justiça e igualdade. Infelizmente nenhum professor e ninguém da diretoria do colégio do Lu puderam ir, de forma que a escola não foi representada!

A imprensa cobriu o evento e agradecemos imensamente o apoio do Jornal da Manhã, Rede Integração de Uberaba (Afiliada Globo), Band Triângulo, TV Câmara, Falou&Disse (Paulo Sarkis), Rádio JM (Túlio)

Agora confiram as fotos desse dia lindo! Parabéns a todos os pais do Grupo Autismo Uberaba que organizaram, convidaram as pessoas e abrilhantaram todo o evento. Juntos somos fortes e podemos tudo!!!

 photo 11_zpsloa4o78w.jpg

 photo 14_zpsunsehpju.jpg

 photo 10_zpsfmwjgvyk.jpg

 photo 4_zpsyc3sg99h.jpg

 photo 6_zps1zivkcuk.jpg

 photo 7_zpsac1yeu7r.jpg

 photo 5_zpsm9igwnz6.jpg

 photo 17_zpsshfsnlvk.jpg

 photo 15_zpsv4qv1o2o.jpg

 photo 16_zpsk64krwjo.jpg

 photo 33_zpsmyrtbxt5.jpg

 photo 26_zpsb4gh5sxs.jpg

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>