Como Estrelas na Terra

Hoje o post é sobre um filme… não, não é um filme de autismo. É um filme sobre INCLUSÃO, um filme maravilhoso, que deve ser assistido por todos. A trilha sonora toca enquanto o post está sendo escrito. Músicas que fazem nossas células dançarem, nosso coração se encher de esperança e nossa mente agradecer a Deus por cada um que trabalhou nessa produção fantástica. Um elenco iluminado, uma equipe do bem, que transformou a realidade de muitos em uma obra magnífica.

 photo t1_zps5459107e.jpg

Snopse:

Ishaan Awasthi é uma criança de oito anos de idade, cujo mundo está cheio de maravilhas que ninguém mais parece apreciar; cores, peixes, cães e pipas não são apenas importante no mundo dos adultos, que estão muito mais interessados em coisas como lição de casa, bons resultados e asseio.

Ishaan não possui muitos amigos e apresenta muitas dificuldades na escola, tendo sido reprovado no ano anterior. Já seu irmão é o melhor da classe, tendo sucesso nos esportes também.

Após uma reunião com os professores de Ishaan, que informam aos pais que o menino não apresenta avanços na escola, eles decidem enviá-lo para um colégio interno para que seja disciplinado e consiga êxito nos estudos. O menino se torna cada vez mais triste e solitário, sofrendo severas punições dos professores.

O clímax do filme é o encontro com o professor Nikumbh (Aamir Khan), que além do trabalho no colégio, leciona também em um colégio para crianças com necessidades especiais. É com o trabalho realizado pelo professor Nikumbh com os outros professores e com a família de Ishaan, que o garoto começa a compreender o mundo da leitura e da escrita e vê sua infância tomar um rumo diferente

 photo t2_zpse0261d29.jpg

O filme mostra o dia a dia e as dificuldades de uma criança com dislexia (que poderia ser outra dificuldade de aprendizagem, autismo, TDAH, síndrome de down, e até uma criança típica sem interesse pela escola) mas o foco não é os problemas do personagem e sim uma mensagem para o mundo sobre o verdadeiro papel de um educador na formação de um novo ser humano. Não estamos falando de professor e sim educador (professores, mediadores, diretores, coordenadores, disciplinares, etc). Estes profissionais podem influenciar de maneira positiva ou negativa na vida de um estudante. Educar é um conceito amplo que vai além de “dar aulas”. A pedagogia tem o dever se ser curativa. O educador tem que ter um olhar amplo e ser exemplo, acima de tudo.

 photo t11_zpsf706b952.jpg

O aluno que não para quieto é o aluno que não tem educação, o aluno que tem letra ruim é um aluno desleixado, um aluno que dorme na aula é um aluno preguiçoso, um aluno que tira notas ruins é um aluno burro. Até quando? Se for pra rotular um estudante, o rotule de INCRÍVEL. Acreditar no potencial dos alunos é o objetivo. Quando a criança não aprende, não julgue, mude a maneira de ensinar. É uma troca. O educador ensina e aprende com cada aluno.

O filme também mostra o verdadeiro significado de CUIDAR. Mostra a família lidando com as dificuldades do filho. Ao invés de focar nas dificuldades da criança, foque no que ela sabe fazer e utilize o seu interesse para ajudar a criança a superar suas dificuldades.

No filme, o professor, em conversa com o pai, faz uma bela reflexão:

“Nas Ilhas de Salomão, quando os nativos querem parte da floresta para a agricultura, eles não cortam as árvores. Eles simplesmente se juntam ao redor delas, gritam xingamentos e dizem coisas ruins. Em alguns dias a árvore seca e morre. Ela morre sozinha.”

Nossas palavras têm poder e podem ser veneno ou remédio, matando ou curando. Temos que pensar muito antes de falar algo.

Pra concluir, temos que rever todo o sistema de ensino. As escola hoje focam muito no intelecto e esquecem o coração, focam nos resultados e não no esforço. Cada vez mais estão receitando remédios, dando aulas comuns (cuspe e giz) e transformando a escola em cadeia. Ninguém pode pensar diferente, questionar, debater… Pedimos, encarecidamente, que espalhem esse vídeo, que aulas lúdicas sejam dadas, que os professores tragam os ensinamentos para o concreto e que eles ensinem através de jogos, vídeos, canções, viagens, experiências, aulas em locais diferentes… ensinem os alunos a pensarem ao invés de darem conceitos prontos. Aulas lúdicas não devem ser dadas apenas na infância e sim por toda a vida escolar. Em nossa pós em Educação Especial com ênfase em autismo nunca tivemos uma aula comum. Todas as aulas tinham vídeos, discussões, danças, etc.

Prepare um lanchinho, apague a luz, esparrame colchão na sala (ou na escola) e aperte o play! Ah, não esqueçam os lenços… não há como não emocionar.

 photo t5_zps61070d48.jpg

Ficha Técinica

Título original: Taare Zameen Par
Título no Brasil: Como Estrelas na Terra
Diretor: Aamir Khan
Produtor: Aamir Khan
Editor(a): Deepa Bhatia
Roteiro original: Amole Gupte
Cinematografia: Setu
Música de: Shankar–Ehsaan–Loy/Prasoon Joshi
Distribuído por: Aamir Khan Productions (filme)/UTV Home Entertainment (DVD) na Índia
PVR Pictures (filme)/Walt Disney Company Home Entertainment (DVD) no resto do mundo
Gênero: Drama
Duração: 02h 43min
País de origem: Índia
Linguagem: Hindi/Inglês
Ano de lançamento: 27 de dezembro de 2007
Site oficial: http://www.taarezameenpar.com/

 photo t4_zps906612a0.jpg

Elenco

 photo t8_zpsce3f4ac0.jpg

Aamir Khan —— Como professor Ram Shankar Nikumbh
Darsheel Safary —— Como Ishaan Awasthi
Tisca Chopra —— Como Maya Awasthi (mãe de Ishaan)
Vipin Sharma —— Como Nandkishore Awasthi (pai de Ishaan)
Sachet Engineer —— Como Yohaan Awasthi (irmão de Ishaan)
Tanay Chheda —— Como Rajan Damodran
M.K. Raina —— Como Diretor
Lalita Lajmi —— Como ela mesma (juíza da competição de pintura)

A produção de “Taare Zameen Par” foi extremamente crítica, e encontrar o filho perfeito para o protagonista era o aspecto mais importante. Testaram cinco mil jovens em geral, em oficinas infantis, escolas e através de agências de casting. Darsheel foi detectado pela primeira vez no show de Shiamak Davar, uma banda indiana, por Aamir Khan e Amole Gupte, e ele foi chamado para uma audição com outras crianças. Assim que Aamir viu o primeiro teste de tela de Darsheel Safary, olhos expressivos da criança o fizeram perceber que ele ele era perfeito para o personagem.

As crianças com deficiências graves que participaram das filmagens ensaiaram um mês, se preparando para o filme e também para as comemorações anuais da escola, que coincidiram. Foi providenciado uma equipe de coreografia para realizar esse trabalho com as crianças.

A trilha sonora é um caso a parte! As músicas aparecem como clipes, mostrando cenas que complementam a história que está sendo contada naquele momento, porém sem diálogos.

Além dos prêmios de melhor filme e melhor ator pela crítica, TZP (Taare Zameen Par) ganhou também o prêmio de melhor direção, para Aamir Khan, e de melhor letra de música para “Maa”, que significa “mãe” em hindi.

Não vamos colocar os cliples aqui pois senão quem não viu o filme vai ficar sabendo muitas coisas e perderá a graça. Fiquem com esse abaixo para sentirem o quão diferente é este filme. Uma obra inspiradora.

Convivemos com estrelas na Terra. Que o brilho delas se espalhe e que a gente possa aprender mais e mais com cada uma delas. Esses seres iluminados são mestres em nossas vidas.

Fontes:

Site Oficial Retiramos imagens, curiosidades, resumo.
Filmes da Índa Retiramos parte do resumo, Ficha do filme, Elenco, imagens. Dá para baixar a trilha neste endereço.
Cinema Indiano Excelente link. Retiramos informações sobre a trilha e curiosidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>