Dia 2 de Abril – Dia Mundial da Conscientização do Autismo 2014

 photo 4_zpsc783c7ee.jpg

Como todo ano, aproveitamos bastante esse dia para divulgar a síndrome e espalhar informações pelo mundo. Dessa maneira ajudamos na conscientização de muitas pessoas!

O Dia mundial da Conscientização pelo Autismo foi definido pela ONU como 02 de Abril e essa data serve para que, com muito empenho, muitas pessoas no Brasil e no mundo se organizam para chamar atenção das autoridades governamentais, da mídia e da população mundial para esse tema que ainda é tão pouco divulgado no dia a Dia.

A família Real do Catar em missão do país nas Nações Unidas, chamou a atenção para o tema e conseguiu enfim o reconhecimento da importância de se debater o assunto trazendo qualidade de vida aos autistas já que eles precisam de cuidados, de inclusão social, de pesquisas sobre o tema, dentre outras coisas

Numa mensagem para marcar o Dia Mundial de Conscientização sobre Autismo, neste 2 de abril, o secretário das Nações Unidas, Ban Ki-moon, disse, em 2008, que ao proclamar a data, a Assembleia Geral da ONU ajudou a galvanizar esforços internacionais para promover mais informação.

E é isso mesmo. Esse dia é importante para que as pessoas reflitam sobre isso: As reais necessidades do autista no mundo.

 photo 7_zps5bbe0192.jpg

Esse ano focamos na inclusão escolar então fizemos brindes para os professores do Lu e colegas da escola. Queríamos algo que marcasse o dia mas que conscientizasse, algo que não fosse algo para se ver uma vez só. Pensamos em um brinde que fosse ser útil no dia a dia e fizesse a pessoa refletir. E esse refletir foi no duplo sentido, rs.

 photo espelho1_zps0eada38a.jpg Fizemos um espelho de mão, daqueles que a pessoa guarda na bolsa ou pasta pois é leve e pequeno. Colocamos a frase “Vire e descubra qual é a peça fundamental para a conscientização pelo autismo”. Usamos a palavra “peça” por causa do quebra cabeça, símbolo oficial da síndrome. E quando a pessoa vira, ela dá de cara com ela mesma. Com esse brinde, chamamos a responsabilidade de cada um para melhor qualidade de vida dos autistas. No caso, esse brinde foi entregue aos professores e direção da escola que o Lu estuda.

 photo espelho3_zps117f2b7b.jpg

 photo espelho2_zps9bf9c0b9.jpg Junto com o espelho, demos uma fitinha (broche) e um sabonete no formato de uma peça de quebra cabeça. Tudo em um saquinho, amarrado com fitas azuis. Colocamos uma etiquetinha em cada saquinho com o nome de cada professor, mediadora e demais funcionários. Enviamos também para a escola, folders explicativos para ser colocados na sala dos professores. Mamãe até enfeitou os folders para que eles chamassem atenção e despertassem a curiosidade dos profissionais da escola para lerem as informações.  photo panfletos1_zps19ba101a.jpg Neste folder tem informações sobre as características comportamentais, algumas informações sobre a dieta e explicando sobre a importância do dia 2 de abril. Distribuímos esses folders também na porta da escola do Lu para os alunos que saíam e para os pais que chegavam com os alunos menores, que estudam no período da tarde. Para os colegas do Lu, enviamos também brindes: o mesmo sabonetinho dos professores com a fitinha. Quando fomos distribuir os folders, vimos muitos deles com a fitinha no peito e ficamos cheias de orgulho. A conscientização começa desde cedo e com certeza esses adolescentes irão passar a informação pra frente, através de conversas e das mídias sociais. Foi uma ação muito válida e que queremos repetir sempre. Também distribuímos fitinhas para alguns amigos e para todos os colegas da aula de Libras e professores. e tivemos a oportunidade de explicar sobre o tema.

Abaixo vocês podem ver como ficaram lindos os brindes dos colegas. A fita personalizada e os espelhos nós fizemos na La Pomme, uma loja on line de objetos personalizados. Os sabonetes fizemos na Vivaro. Empresas ímpares, que atendem com perfeição, carinho e amor. Qualidade ímpar!

 photo brindecolegas_zps333fa55a.jpg

Depois colocamos fotos nossas na porta da escola. Levamos banner e tudo! Foi muito bom!

Fizemos outras imagens e capas para facebook e contatamos os meios de comunicação da nossa cidade. Voltamos com os agradecimentos e mais notícias sobre esse dia azul da cor do mar!

E vocês, como foi a conscientização na sua cidade?

Achamos importante divulgar as características comportamentais pois ajuda no diagnóstico precoce:

 photo 3_zps3f0dd994.jpg

Deixamos aqui um esquema com estatísticas e informações pois algumas pessoas podem imprimir e divulgar para mostrar o enorme aumento do número de autistas no mundo. Nessa imagem podemos ler 1 a cada 110 mas as últimas pequisas amercianas falam que em crianças, 1 a cada 68 é autista. Temos que agir, que lutar e ajudar muito na qualidade de vida desses anjos azuis! Contamos com vocês!

 photo 6_zps7651c591.jpg

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>