Fica a dica – Ensinar Expressões idiomáticas

Oieee! Que saudade desse cantinho. Estamos na correria mas Lu está na última semana de aula e depois tudo ficará mais fácil já que não teremos que ensinar dever de casa e sobrará um tempinho para atualizarmos mais o blog e a nossa fanpage no facebook.

Vamos falar da nossa super dica!!! Todos nós usamos algumas expressões idiomáticas. Para nós, é comum falarmos “Chorou o leite derramado”, “Enfiou o pé na jaca”, “Pisou na bola”, etc… A gente entende direitinho todas elas e segue a conversa normalmente. Tá, mas por que estamos falando disso? Quem convive com um autista (pais, amigos, parentes, professores, profissionais em geral) sabe que que eles têm pensamento concreto. Então quando falamos essas expressões, eles entendem ao pé da letra como nos exemplos abaixo:

 photo 1_zpsdfc38ec7.jpg

 photo 2_zpsb1663242.jpg

 photo 3_zpsa5c99384.jpg

 photo 4_zps98771dbe.jpg

 photo 5_zpsc4c2ae47.jpg

É engraçado pensar assim, mas os autistas realmente ficam confusos e muitas pérolas surgem quando falamos gírias, expressões ou duplo sentido. Devemos ajudá-los a entender e se comunicar dessa forma para que fique mais fácil conviver em sociedade. Uma técnica produtiva para ensinar o verdadeiro significado dessas expressões é o “paralelismo”, na qual a expressão idiomática é usada e depois o seu sentido literal (real) é apresentado. Exemplo: “Está caindo um pé d’água. Isso significa que está chovendo muito”.

É legal também montar um dicionário visual com essas expressões. Vocês podem pegar imagens de revistas, internet, desenhar, etc. Vocês passarão um dia extremamente agradável e proveitoso!

Fizemos algumas para vocês verem como é divertido!

 photo 11_zps91e03572.jpg

 photo 22_zps0cc76371.jpg

 photo 33_zps9f29becc.jpg

 photo 44_zps7cc2d06c.jpg

 photo 55_zpsea5ccd08.jpg

Esperamos que tenham gostado da dica! Contem depois ou mandem fotos para publicarmos e incentivarmos outras pessoas com nossas experiências!

Fonte:
Livro: Convivendo com Autismo e Síndrome de Asperger – Estratégias Práticas para Pais e Profissionais
Pequeno Dicionário Ilustrado de Expressões Idiomáticas
Arquiteto Roberto Tavares
Breve Diário das Horas
Google

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>