Passeios em São Paulo!

No final de semana que aconteceu depois do carnaval levamos Lu para São Paulo para uma consulta com a Dra Simone (protocolo Dan) e é claro, aproveitamos para pesquisar um lugar bem legal para levarmos ele pra passear!

Lu chegou em Sampa querendo mesmo ir ao shopping para visitar uma loja da Fast shop pois ultimamente o que mais gosta de fazer é pesquisar sobre máquinas de lavar, assistir vídeos sobre esse tema no youtube e fazer seus próprios vídeos filmando a máquina da mamãe com o ipad! Ele adora o canal do Fernando Ricci, do blog Roupa Suja se Lava na Máquina! Lu faz vídeos se inspirando no blog do Fernando, aprende palavras novas, se diverte, interage com a gente fazendo perguntas e até diz que quer ser inventor quando crescer e inventar um modelo de máquina diferente!

De noite, fomos jantar no shopping e Lu foi correndo para a Fast! Eu e Karla ficamos com ele na loja enquanto mamãe comprava roupas pro papai! Chegamos perguntando se podia fotografar e filmar os produtos para o canal de vídeo do Luiz Jr. e fomos autorizados! Lu se esbaldou! Filmou 4 máquinas diferentes e as vezes tivemos que ajudá-lo dando “pézinho” para ele alcançar o painel para filmagem, rs.

 photo LuMaacutequina_zpse364c186.jpg

Um vendedor ficou impressionado coma sabedoria do moleque sobre o assunto e disse que ele era melhor que muitos vendedores por aí. Aproveitamos para falar um pouco sobre autismo e darmos o cartão do blog! Ficamos contentes em divulgar o assunto e aproveitamos todas as oportunidades de quebrar o preconceito e de conscientizar!

 photo klemaacutequina_zps7e65f1ba.jpg

Lu amou esse passeio e nós amamos ver a felicidade dele! Para fazermos isso, devemos sair de casa tranquilos, envolvidos nos interesses deles e sem pensar no que as outras pessoas vão pensar sobre nós, que vamos passar vergonha, etc. Eu e a Karla embarcamos nas ideias do Lu e ele confia muito na gente por causa disso! Ele sabe que com a gente não tem tempo ruim pois não o julgamos.

Sendo assim, quando convidamos Lu para um passeio, ele sabe que vai ser divertido e que não vamos obrigá-lo a ter os mesmos interesses que a gente e nem vamos achar besteira o que ele achar legal! Por isso Lu pergunta tudo pra gente, todas as dúvidas, como agir, etc. É muito legal sentir essa conexão!

Na tarde do dia seguinte fomos ao museu Catavento Cultural e Educacional! Garanto a vocês que esse é um passeio que todas as pessoas gostarão de fazer pois há atrações para adultos e crianças e os autistas se encantam porque podem tocar em muitos dos objetos, interagir e experimentar! Lu adorou ver como funciona a bateria, observar as turbinas de avião (que queria que girassem mas claro que não giravam, rs), observar os peixes, ouvir os pássaros, ver as cores, aprender sobre a ilusão de óptica, ver de perto sobre vários conteúdos que ele tinha aprendido na teoria dentro de sala de aula.

 photo sp1_zps7fdf301d.jpg

 photo sp2_zps23143ade.jpg

 photo sp3_zpsc1a730dc.jpg

 photo sp4_zps38696758.jpg

 photo sp5_zpsae9a096e.jpg

A dica que damos é, faça uma refeição reforçada antes pois o museu é grande e vocês irão ficar no mínimo 2 horas (que passam voando… Lu não queria ir embora, dá pra acreditar?), antecipem que lá irão encontrar muitas outras pessoas e inclusive crianças e que ele deverá esperar a sua vez de mexer usar o equipamento ou fazer a atividade, que irão andar e brincar bastante e ver várias coisas diferentes!

Além de a área interna ser muito legal, a área externa é linda e tem um modelo de avião bem grande e um trem! Várias carroças mostrando como era feito o trabalho de limpeza e cuidados das ruas de São Paulo, tem uma fonte e a arquitetura do prédio é maravilhosa!

Antes de ir embora tomamos um lanche na lanchonete do museu e o Lu comeu bolacha sem glúten e leite que mamãe levou e fomos ver essa parte!

 photo sp6_zpsbf948335.jpg

 photo sp7_zps5d880030.jpg

Foi um passeio muito divertido e é claro que o Lu as vezes se interessava pelo ar condicionado ou exaustor do lugar mas não vemos nenhum problema! Nunca criticamos ele quando ele fica alguns minutos vendo coisas que para nós, em um primeiro momento, pode parecer sem sentido. Olhamos o que ele está vendo, fazemos comentários sobre o assunto, respondemos as dúvidas dele (se pode mexer, onde liga, etc) e chamamos ele pra ver as outras coisas ou ele se desinteressa e vai! Sem crise!!!

Ao final do passeio estava estampado no rosto dele que ele tinha adorado e fomos pro shopping jantar! Perguntamos pra ele qual passeio ele tinha mais gostado e ele disse que tinha gostado do museu mas tinha gostado mais da Fast… e rolou de rir com cara de safado! Tem coisa melhor? Essa troca é mágica pois ele sabe que pode se divertir com a gente e também tem certeza que pode ser sincero que não vai nos desapontar!

Pratiquem o desapego ao sair com o seu filho ou filha autista! Se divirtam com o que eles gostam e mostrem para eles o que você gosta, o que te dá prazer! Amamos passear com o Lu! No começo, era difícil pois sempre tinha uma “briguinha”, uma crise, um “quero ir embora”, uma frustração pela máquina de ar atrair mais que o pula pula… hoje, sabemos como agir e tornar os eventos atrativos e prazerosos pra todo mundo!

Resumo de dicas para um passeio feliz com um autista:

 photo dicas_zps784348f1.jpg

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>