Outubro Rosa

Photobucket

Em Abril fizemos o maior “auê” na net para divulgar o autismo e uma pessoa especial ajudou muito a gente! Não só ela como toda a família. Margaretss é uma amiga virtual daquelas que já faz parte do nosso dia a dia e é comum estarmos em família e falarmos dela, da Evinha, Isadora (filha da Evinha)ou Isabela como se fossem nossas parentes. Margaretts teve câncer de mama e nunca reclamou de nada, levou o tratamento com o maior alto astral e ajudou e ajuda muita gente a sorrir sempre, não importa os problemas! A vida é bela né gente… bela e cor de rosa… Sim, largamos um pouco o azul pra apoiarmos a prevenção ao câncer de mama.

Photobucket

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. No dia 02 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução.

Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa européia de cosméticos iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa.

Photobucket

Em outubro de 2009, se multiplicaram as ações relativas ao Outubro Rosa em todas as partes do Brasil. Vejam aqui as ações e lugares iluminados de rosa em 2012.

O câncer de mama, como o próprio nome diz, afeta as mamas, que são glândulas formadas por lobos, que se dividem em estruturas menores chamadas lóbulos e ductos mamários. É o tumor maligno mais comum em mulheres e o que mais leva as brasileiras à morte, segundo o Instituto Nacional de Câncer(Inca).

No Brasil, são cerca de 49 mil novos casos de câncer de mama em mulheres por ano, e esse número vem aumentando nas últimas décadas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O câncer de mama também pode ocorrer em homens, mas em número muito menor.

Photobucket

O câncer de mama é relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima dessa idade sua incidência cresce rápida e progressivamente. É importante lembrar que nem todo tumor na mama é maligno. A maioria dos nódulos (ou caroços) detectados na mama é benigna, mas isso só pode ser confirmado por meio de exames.

Quando diagnosticado e tratado ainda em fase inicial, isto é, quando o nódulo é menor que 1 centímetro, as chances de cura do câncer de mama chegam a até 95%. Tumores desse tamanho são pequenos demais para ser detectados por palpação, mas são visíveis na mamografia. Por isso é fundamental que toda mulher faça uma mamografia por ano a partir dos 40 anos.

Photobucket

Atenção: mulher acima de 40 anos de idade tem direito a mamografia grátis! A Lei Federal nº 11.664/2008, entrou em vigor a partir de 29 de abril de 2009, garantindo o benefício a partir dos 40 anos.

Então galera, que tal passar essas informações pra frente? Contamos com os super poderes especiais da família azul!!!

Photobucket

Fontes: Unhas Inspiradas
Blog Estadão
Esmaltaria

Uma ideia sobre “Outubro Rosa

  1. Margaret

    Ola meninas,
    Otimo post mas gostaria de acrescentar algumas coisas:
    1. Hoje em dia tem um número razoavelmente grande de mulheres abaixo dos 30 anos com cancer de mama. Então mulheres, se toquem, fiquem de olho e se tiverem casos de cancer de mama na familia briguem por uma mamografia.

    2. O governo tem a campanha de fazer mamografia após os 40 anos e eu não entendo porque esta idade. Eu acho que toda mulher deve fazer mamografia mais cedo. Quando mais cedo descobrir algo mais facil de tratar.

    Obrigada pelo carinho desta familia linda.
    beijinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>