Vitória de ano novo!

Lu feliz Olá pessoal!!! Demoramos mas chegamos com uma novidade que deixou a gente hiper feliz e temos certeza que quem gosta do Lu também vai ficar! Ano novo, vida nova né? A mamãe já aproveitou que todo mundo está falando isso, principalmente a TV, coisa que o Lu ama, e começou a introduzir algumas mudanças na vida dele! Lu está tomando banho sozinho, colocando suas roupas (claro que as vezes coloca errado mas quem se importa? Faz parte, rs!) e esse ano ele começou a comer de GARFO! Não é demais? Eu e a Karla já havíamos tentado ano passado mas ele recusou e esse ano a mamãe conseguiu. Estamos super felizes com esse passo e para muitos pode ser uma coisa simples ver seu filho, irmão ou parente comendo de garfo mas para o Lu é uma grande vitória… tem que ter mais coordenação já que o garfo não é como a colher que comporta a comida facilmente. Além disso, é uma MUDANÇA de rotina para uma criança que há muitos anos come de colher… a aceitação ao novo é a vitória mais comemorada por nós… Estamos elogiando muito, parabenizando por ele ser um rapaz que come como gente grande (ele adora ser grande). O próximo passo é ensinar a segurar o garfo direitinho! Ele também está super orgulhoso e até quis tirar a foto pra por no blog… estava de pijama na noite da foto mas mesmo assim tá lindo não tá? E olhem, Lu aceita qualquer garfo. Esses dias ele foi para a casa minha e da Ká e a mamãe, como força do hábito, levou uma colher pra ele comer a comida dele (ele, como muitos sabem, é seletivo alimentar, então a mamãe leva a comida dele em uma malinha quando sai de casa). Aí eu falei: “nossa mãe, você colocou colher pro Lu ao invés do garfo”. Aí me veio na cabeça de dar um garfo de casa pra ele… e o garfo de lá é bem diferente, redondinho no cabo… bom, mesmo apreensiva, dei o garfo e não falei nada… adivinhem? Ele falou: “ai, que bom que você arrumou um garfo pra mim, obrigado”… own, tem como não se orgulhar? A família toda baba hahahahaha!!!

Fiquem com fotos do Lu comendo com o garfo então.

nhoim,  nosso orgulho

Dicas para introduzir algo novo (Funciona com o Lu):

- Pegue um tema que ele goste e encaixe no objetivo que você quer alcançar. Ex: Lu adora a TV então mostramos as pessoas da idade dele na tv comendo de garfo ou como a mamãe fez, usa os bordões da tv para atrair o interesse: ano novo, vida nova, vamos mudar então né Luiz Jr… Se seu filho gosta do Ben 10, diga que o Ben 10 só come de garfo, etc.
- Saiba o momento certo de abordar o assunto. Veja se ele está aberto, calmo, seguro. Veja se tem algo atraindo ele que pode servir como isca, etc. Não force o resultado na primeira abordagem, tenha calma. É um trabalho de formiguinha! EX: Toque no assunto a primeira vez comentando sobre as pessoas que comem de garfo… outra hora, coma de garfo perto dele e expresse o quanto é bom poder comer de garfo, o quanto o garfo é legal… e quando ver o interesse ponha o garfo perto dele e por aí vai!
- Tenha paciência. Seja para limpar, para erros, etc. Ex: se comer com o garfo sujar toda a mesa, não se importe, ele está quebrando barreiras, se esforçando!
- Elogie bastante sempre, demonstre satisfação com a vitória alcançada!!! EX: Parabéns, Lu, você agora é mocinho e come de garfo como o Chaves. Estou muito feliz!
- Não crie expectativas. Você pode se frustar, passar nervoso pra criança (ou adulto). É um processo natural e uma hora a surpresa do objetivo alcançado vem!

P.S: Como a chuva não pára, as férias estão sendo mais dentro de casa (nem dá pra ir ao clube). Mas ele tem se divertido bastante: Aproveitou o tempo com a Fernanda (nossa irmã que mora em Londres e veio visitar), brincou com o montão de presentes que ela trouxe, brinca com o ipad (tem post), gosta de visitar a prima Adriana Amélia pra ver o seu amigo Frejat (tem post em breve), brinca de fantasma e menino invisível (tem fotos na nossa página do Facebook, curte lá) – aguardem novos posts!

7 ideias sobre “Vitória de ano novo!

  1. Estela Mota

    Meninas, vocês são definitivamente o meu orgulho…. fico bem feliz de ver como tudo está indo tão bem. São vencedoras em tudo… beijos e beijos

  2. Marcos Callipo

    Certamente uma grande vitória! Ser independente é tudo para os nossos meninos. parabéns para vcs e principalmente para o Lu

  3. Flavia Bernardo

    Uau!!!
    Que legal ver as evoluções do Lu e como vcs vibram e se orgulham por cada uma delas.
    Isso é merito de toda a dedicação de vocês e do esforço do Lu!

    Fico muito feliz! que 2012 seja repleto de novas descobertas, de novas evoluçòes!

    Beijos

  4. Dinha

    Nossa, que linda vitória! Que significativa, que grandiosa! Posso imaginar a felicidade e o orgulho de todas vocês, que batalham com tanto amor para que essas evoluções aconteçam. Tenho certeza que o Lu é com o Caio e ambos são como Buzz Lightyear… “ao infinito e além”. Feliz 2012, queridas! Bjs!

  5. Mariângela Camargos

    Parabéns Lu, pelo garfo! Você está crescendo! Já é um menino grande! Beijos da tia Mariângela.

  6. Eliana sarkis coelho

    Amei! Este post !Mais um passo rumo ao progresso da independência!Sei o quanto e importante ser independente,nao só para viver,como para ser livre e feliz.Sei que sou super protetora,que as vezes faço o que nao devo pelo outro.Tenho consciência dessa super cão que as vezes me coloca numa condicao ruim perante as pessoas,que me julgam,como um mãe meio chata ate.Mas uma das minhas metas para esse ano e trabalhar isso,principalmente com o Luiz Jr.Sua independência e educação,indo alem Boas Maneiras.Estou certa de que terão orgulho dele, cada dia mais.

  7. maria danielle

    Tá bem, tá bem, eu tentei segurar mas confesso, chorei com a linda imagem do Lu comendo de garfo.
    Quem já chegou ao topo do Monte Everest sabe a sensação boa que a gente tem quando vê essas evoluções.
    O Lu está um gato, ficou muito sedutor de pijama, ah se essa moda pega!Hahaha

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>