Carta de Repúdio ao quadro Casa dos Autistas (MTV)

Oi gente, infelizmente depois de muitos dias se vir aqui voltamos com um assunto chato: o quadro Casa dos Autistas no programa Comédia MTV. Esse quadro foi exibido no dia 22 de março desse ano mas agora está circulando na internet. Muitas mães, familiares e amigos estão indignados e não é pra menos. Torcemos muito para que essa história seja resolvida e que a MTV seja nossa parceira na conscientização pelo autismo. Pedimos a todos leitores do blog que se manifestem onde quer que seja com educação e mantenham a razão nesse momento onde a vontade mesmo é de gritar… talvez um grito de dor… ou de raiva, ou de tristeza. Vamos nos pronunciar na carta que segue abaixo.

Carta de Repúdio ao quadro Casa dos Autistas (MTV)

Uberaba, 24/04/2010

Viemos por meio desta manifestar o nosso repúdio, que se estende a todos os pais, familiares e amigos de pessoas com autismo no Brasil, ao quadro Casa dos Autistas exibido no programa Comédia MTV no dia 22/03/2010 mas que está circulando nas redes sociais atualmente.

Entendemos que esse programa além de humilhar as pessoas que passam por um problema de saúde, é gerador de preconceitos estabelecidos por estigmas mostrados nas cenas do quadro.
Em uma época que o bullying e a falta de respeito são tão discutidos e procura-se um método eficiente para vencer esses obstáculos, a MTV, uma empresa que tem, em sua maioria, uma audiência composta por jovens em formação de caráter e opinião, foi na contramão da ética.

Liberdade de expressão requer responsabilidade e consciência dos efeitos que um material veiculado na mídia pode causar.

Como podemos pensar em construir uma imagem adequada do autismo no país, buscar direito de igualdade perante a lei, respeito na sociedade, inclusão social, independência e lutarmos por outras necessidades, se uma emissora com um quadro que deveria fazer as pessoas darem risadas e terem prazer, as fazem alienadas sobre a realidade?

Gostaríamos que a equipe do Comédia MTV se sensibilizasse e se desculpasse publicamente no horário do programa, já que, como formadores de opinião, desta maneira eles amenizariam a situação em que colocaram essas pessoas.

Acreditamos no progresso do país e estamos certas de que essa história terá um final feliz e servirá de exemplo para que, não só os humoristas, mas todas as pessoas, principalmente as públicas e formadoras de conceitos, pensem antes de se expressarem para a sociedade.

Karla Sarkis Coelho e Luiza Sarkis Coelho

Quem não estiver entendo nada e quiser ver o vídeo clica aqui. Avisamos que o conteúdo é triste e você pode se ofender.

Voltamos em breve com um post mais alegre. beijos.

Autismo. Aceitação sim. Conformismo NÃO.

9 ideias sobre “Carta de Repúdio ao quadro Casa dos Autistas (MTV)

  1. Ivna

    É isso mesmo meninas, nós lutamos tanto pela Aceitação! Fazemos campanha, vamos aos jornais, vestimos azul! E aí vêm esses humoristas passar a mensagem inversa! Autismo não é tristeza, nem tragédia!
    Pensamos positivo, pra cima!
    Abraços apertados

  2. Tathy

    Eu enviei um e-mail ontem depois de ver no face o link que vcs colocaram. Não consegui ver todo o vídeo. Senti nojo e tristesa. Espero que eles façam pelo menos uma retratação. Bjssss

  3. Mia

    Nao consegui assistir ao video inteiro. Moro nos Estados Unidos – se algo remotamente parecido acontecesse aqui a emissora enfrentaria um processo judicial tao grande capaz de fechar a emissora. Sim, existe muita bobagem via TV/internet mas a parodia/ofensa de qualquer deficiencia eh inadmissivel.
    Infelizmente o Brasil nao esta preparado para isto – e o maximo que ira acontecer eh um mero pedido de desculpas (se o fizerem) que nao repara o grave erro cometido.
    Muito triste, uma vergonha.

  4. Alessandra

    Também enviei um e-mail depois de ver um link. O programa foi inacreditável. Confesso que não consegui assistir. Vínhamos de bons momentos, programas sérios na TV e revistas falando sobre o autismo, de forma esclarecedora, com informações importantes.
    Foi triste, temos que nos indignar e nos manifestar, com as esperanças que que seja um caso isolado e que a emissora tome atitudes que possam amenizar tal comportamento.

  5. ademir

    Estou indgnado com tamanha falta de respeito!
    Fui presenteado com uma ANJO linda chamado Victoria de 5 aninhos,sei a luta que é e o que tenho que enfrentar para protege-la do preconceito da sociedade,embora eu faça isso com muito esforço e dedicação sei que não será uma tarefa fácil e nem sempre terei sucesso.Pois sei que existem pessoas peconceituosa e elas não estão sozinhas, pois tem o incentivo de emissoras inresponsáveis,sem escrupúlos e sem ética.de pessoas que por medo de perder o emprego compactuaram com essa vergonha.MARCELO ADNET diz:ter sido contra!contra?tenho certeza se ele tivesse um filho ou até mesmo um parente com autismo.ele jamais faria uma coisa dessa! e ainda se diz solidário!solidário nada,só ta querendo se safar e passar uma imagem de bomama moço.NÓS QUEREMOS UMA RETRATAÇÃO SIM!
    POR PARTE DA EMISSORA…e ainda assim voces da MTV nunca terão o nosso respeito de volta e sinceramente voces não são nem de longe inteligentes uma boa enfluencia aos jovens de hoje.
    Pessoas com autismo são ANJOS ESPECIAIS, e que merecem respeito.E VOCES DEVERIAM SABER DISSO…BANDO DE IGNORANTES! ps .Que souber os nomes dos diretores desse miseravel progama de passem que terei um imenso prazer em contar para todos.que todos os pais e parentes de crianças autista se unam neste momento para mostrar-mos que eles nao e nunca estarao sozinhos .

  6. Lucas Machado

    Em nota, MTV formaliza ‘pedido de desculpas à sociedade por programa “Casa dos Autistas”

    A diretora de relações governamentais do Grupo Abril, Angela Rehm, procurou o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) para apresentar um pedido formal de desculpas à sociedade brasileira pela exibição do quadro “Casa dos Autistas”, veiculado na última sexta (22) pela MTV Brasil. Em reunião, que ocorreu na tarde desta quarta-feira (27), a diretora informou que o canal musical tomou conhecimento da repercussão negativa do “Casa dos Autistas” pela mobilização ocorrida nas redes sociais, na internet.

    “A manifestação do deputado Pimenta desencadeou rapidamente uma ação crítica fundamentada contra o programa e à MTV, que nos forçou a rever e analisar o quadro para entendermos o que estava ocorrendo, pois, até então, não havíamos recebido nenhuma reclamação por meio de nossas centrais de relacionamento com o telespectador. Houve desconhecimento na abordagem sobre o transtorno global de desenvolvimento, uma infelicidade, em que foram ultrapassados os limites aceitáveis do humor”, reconheceu a diretora do Grupo Abril.

    Matéria completa no link: http://bit.ly/jsk3WW

  7. Catarina

    É isso aí! Precisamos ajudar a reinvertar essa hieraquia moral do Brasil. Não podemos ficar de braços cruzados enquantos jovens estão programas de televisão usando do desrespeito e da falta de moral para humilhar os outros, formando opiniões de outros milhares de outros jovens que os assistem!!! Agora, depois da repercussão, MTV e seus funcionários se desculpam através da internet. Muito me entristece que Marcelo Adnet e sua gangue não tenham conseguido perceber o mal gosto dessa suposta piada. Será que apenas agora, diante da repercussão nacional diante do tema eles conseguem se perceber? Será que se dão conta do desrespeito cometido ou estão preocupado com a imagem deles na mídia? Fica a dúvida

  8. Valéria

    Fico indignada com a forma de utilização da arte teatral!!
    Saber que para elaborar o programa tiveram dias de pesquisa, horas de ensaio, observações, laboratórios e etc, etc, etc… e quanta falta de informação!!!
    Se tivessem utilizado para o positivo! Sera muito válido!
    Que desespero por uma audiência!!
    Questiono a formação dos atores e direção.
    O que esperavam conseguir com este tema?
    Que artistas são esses, tão desinformados , que emprestaram seu talento para um enredo tão SEM PROPÓSITO.
    Quem eles pensam que fariam rir?
    E ficaram mil vezes mais expostos e muito expostos MESMO…que a exposição e invasão de privacidade que propiciaram na net.
    Que essa direção possa rever seus príncipios na elaboração de temas para suas comédias e que a emissora supervisione melhor a apresentação de seus conteúdos ao público.
    E que nos familiares, amigos e profissionais que acreditam no potencial dos autistas, nunca nos deixemos intimidar…
    Contem comigo sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>