Alimento em Foco – Beterraba

bonita e saborosa

Dessa vez o alimento em foco é a Dona Beterraba!!! E ela vem toda de roxo, cor super fashion e atrativa!

De gosto adocicado e cor marcante, existem mil e uma maneiras de incluir a beterraba na alimentação das crianças e é muito importante que toda a família consuma essa hortaliça. A beterraba é fonte de ferro, potássio e ácido fólico, uma substância fundamental para o bem estar e saúde plena de uma gestante e seu bebê durante a gravidez. Além disso, esse tubéculo possui poucas calorias em comparação com seus benefícios e é também é fonte de fibras, que são essenciais para manter o bom funcionamento do intestino.

Apesar das pessoas acharem que a beterraba é proibida pros diabéticos por ser rica em açúcar, estão completamente enganadas. A beterraba pode ser consumida desde que com moderação (cada 100 g de beterraba possui 9,5 g de glicídios – o mesmo que a cenoura – De 50 a 60% do Valor Energético Total (VET) diário, ingerido por um indivíduo, devem ser compostos de glicídeos. Dez a 15% de proteínas e menos de 30% de lipídeos. Temos, então, um total igual a 100%. Isto é uma alimentação equilibrada, balanceada que todo ser humano necessita. Inclusive o portador de diabetes.)

E também é um alimento que aumenta a sensação de saciedade, por ter poucas calorias é ideal para ser incluído no cardápio de quem está de dieta. Existem várias receitas light e saborosas que incluem a beterraba como ingrediente principal como sucos, saladas, pudim, cremes, sopas…

va para a cozinhaComo vimos a beterraba é boa para gestantes e para quem tá de dieta mas o importante é que ela é boa pra todo mundo!

As pessoas que praticam exercícios devem comer muita beterraba ou tomar o seu suco, pois suas propriedades servem para aumentar a resistência e isso vai permitir que os atletas façam as atividades por 16% do tempo a mais, de acordo com estudos feitos pela universidade de Exeter na Grã Bretanha. O nitrato de beterraba faz com que o consumo de energia do organismo seja menor, assim com certeza seu tempo de disposição vai ser maior. O teste foi feito em pessoas que praticam exercícios diariamente e primeiro foi feito o teste sem o uso do suco e depois com ele, o atleta teve de pedalar uma bicicleta por um longo período e de acordo com a pesquisa da universidade depois de tomar o suco ele conseguiu concluir o percurso cerca de 2% do tempo a menos do que sem o suco. Muitos dizem que está descoberta vai ajudar a pessoas que tem problemas cardiovasculares e com a beterraba poderão conseguir praticar suas atividades sem medo do coração ter algum problema.  Outra importante ajuda para essas pessoas é que  sua concentração de minerais ajuda a mesma a manter a quantidade de líquidos em nosso corpo de forma equilibrada, evitando assim a perda excessiva de líquidos, desempenha importante papel na manutenção de tecidos musculares, nervosos e ósseos.

Devido à concentração de vitaminas, a beterraba também é interessante por sua característica antioxidante e no combate a doenças infecciosas. Vale lembrar que para aproveitar-se dessas vitaminas o consumo da beterraba deve ser feito com a mesma crua. Para pessoas com autismo isso é muito importante pois eles precisam de antioxidantes e como muitos tem problema de imunidade, essa aliemnto pode ajudar. Lu consome suco de beterraba todos os dias. A dica para o suco é combinar a beterraba com outras frutas para ela ficar mais digestiva  e não recomenda-se tomar mais de 100 ml por vez e pode ser ingerido antes das principais refeições, duas vezes ao dia (essa é a forma mais eficaz para o combate a anemia)

Por falar em sua ação antioxidante, a beterraba apresenta outras substâncias antioxidantes capazes de proteger pequenos vasos sangüíneos, como os dos olhos. Aliás, o nitrato presente nas beterrabas ajuda a reduzir a pressão arterial, ajudando a manter um sistema cardiovascular mais saudável.

Também é interessante para o caso de pessoas com problemas intestinais, devido à sua ação laxante. e para pessoas  com problemas renais (pedras na bexiga, litíase renal ou outras formas de obstruções urinárias) devido à sua ação diurética e tônica e além disso ela aumenta a produção de sucos gastricos e tonifica o estômago.

refrescante
E agora  a mais famosa de suas funções: a beterraba é Antianêmica! Além de seu alto conteúdo de ferro (1,80 mg/100g), ela é rica em vitamina C (30mg), o que facilita a absorção desse mineral.  Ela é especialmente indicada para pessoas que não correspondem bem ao tratamento com ferro e que possuem anemias que costuma ser causadas pela baixa produção se sangue na medula óssea.

Para finalizar uma propriedade muito importante: A beterraba é anticancerigena. Dr Ernst Schinder, autor de La Salud por la nutricon (1986), refere várias experiências realizadas na Hungria e Alemanha, nas quais se conseguiu a redução ou desaparecimento de tumores cancerígenos após a adminiustração diária de 250 g de beterraba vermelha ralada, ou de 250-500 ml de seu suco. Esses efeitos se produziam mesmo após fervr ou concentrar o suco para fazê-lo mais tolerável ao estômago, o que quer dizer que a substância responsável pela ação antocancerígina é resistente ao cozimento.

Então é isso… vamos nos alimentar de forma saudável e gostosa. Em casa mamãe faz salada de beterraba ralada crua e faz um molho de maionese com katchup para temperar… fica ótimo. Para quem não quer utilizar o cactchup industrializado, faça um molho de tomate em casa e misture a maionese! hmmmm fica ótimo. Você pode tbm fazer gelatina colorida com outras frutas e suco de beterraba, bater com suco de maracujá (dica da nossa amiga Helena que fez e levou pra gente tomar e amamos), colorir o arroz (arroz da bárbie), fazer bolo, pudim… A internet tá cheia de sugestões!

Vamos passar um verão saudável e de prato colorido?

Fonte: Nutrição em foco
Bloger
Revista Vida e Saúde – Junho/2010 (artigo do Dr Jorge Pamplona)

Uma ideia sobre “Alimento em Foco – Beterraba

  1. Tathy

    Eu adorooo suco de laranja com beterraba!!! E cozida com azeite e celolinha picada é uma delícia tmb. Como acrescentar as papinhas de bebê? Bjsss

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>