Fica a dica – Comida lúdica

Luiza: Karla, terminou o post dos corantes?
Karla: Não, tive uma idéia, vou demorar um pouco!
Luiza: Que medo, que idéia? hehehe
Karla: Comida lúdica!

E não é que ela tinha um monte de coisa legal pra eu colocar aqui. Juntamos as idéias e… FICA A DICA!!!

Já que a comida industrializada faz mal mas chama nossa atenção e principalmente de nossas crisnças e adolescente, o que fazer para ganhar essa “guerra”.

No Japão, as crianças levam lanches de casa para comer na escola, as pessoas levam “marmita para o trabalho, o famoso “obento”. Essa comida, quando é para crianças, é sempre decorada e uma regra lá sempre seguida é: a comida deve ser bastante colorida. E para ser colorida, não precisamos de corante. Para tornar um arroz cor de rosa, que tal usar beterraba? Pra ele ficar marrom, podemos utilizar a cebola e assim por diante. A comida japonesa é gostosa porque além de ser colorida, a maioria das vezes podemos comer com as mãos. E criança adora né? (sushi, temaki)

diversao na hora de comer

E você pode fazer o mesmo em sua casa. Utilize temas de datas especiais (copa do mundo, páscoa, natal), personagens e ídolos das crianças, esporte e por aí vai. Deixe sua criatividade ser um ingrediente da sua comida!

Caseiro também e legal Aí você vai pensar: mas nunca fiz nenhum curso, não consigo decorar nada, não tenho o dom. Saber fazer um monte de coisas legais é excelente mas só conseguiremos treinando então, força de vontade. Olhe pro arroz, feijão, cenoura, pras cores dos legumes e pensem em algo interessante. Viram esse prato? Não dá vontade de comer? Você pode inventar historinhas e tornar esse momento da refeição super prazeiroso. Saudável e bonitinho!

Todo mundo adora reunir a família em restaurantes porque a comida vem saborosíssima e linda no seu prato. Os restaurantes colocam químicas na comida como glutamato monossódico, corantes e açúcar demais nas sobremesa. Então vamos decorar as comidas feitas em casa e agradar o namorado, marido, filhos, sogra, famíia em geral. Reunir em casa é super prazeiroso também. Comam fora em datas especiais, de vez em quando, sim mas embelezem diariamente os pratos servidos em casa!

comida decorada em caa

E faça o mesmo com as frutas. Sobremesa saborosa e nutritiva. Espetinhos de frutas podem ser sevidos na escola, festas de aniversário, café da manhã e fica coloridíssimo!

frutas

E quando falamos em refeição, falamos em jantar, almoço, lanches, ceia, café da manhã. Esses lanches ficaram super divertidos, não acham? Pra quem come com restrição como nossos autistas, utilizem pão sem glutem. Existe pão sem glutem de cenoura, beterraba e etc. Então, não tem desculpa heeeeeeim!

lanches legis

E o tanto que é divertido levar as crianças pra cozinha e deixar que elas mesmas façam a comida ou ajudem. Lógico que com supervisão de um adulto e sem objetos cortantes. Abusem das forminhas diferenciadas. As crianças vão querer comer o que elas mesmas fizeram, com orgulho!

sem corante e muito legais

Uau, biscoitos sem cores porem super diferenciados!!!!

Agora se de jeito nenhum você se vê na cozinha, temos dicas também! Tudo tem solução! hahahahaha!

O blog Comer pra Crescer mostrou pratos super diferentes e coloridos. Aí é com vocês. É só distribuir os alimentos e mostrar pra criançada!

vamos raspar o prato?

Cláudia Ramalho, do blog Feito a Mão não achou o prato com essas “caras” e mandou fazer pro filho dela! E não é que deu certo. Faça o mesmo! Pode fazer diversos tipos de desenhos. A lá Son Rise, utilize a imaginação. Esse prato que divide a comida em bolinhas coloridas é muito bom para autistas que não gostam de misturar a comida. E você pode falar: Vamos comer o verde primeiro ou Qual a cor é mais bonita? Vamos comer tudo para vermos ela limpinha! E assim por diante! Vale ressaltar que os últimos posts do blog da Cláudia são de culinária e tem umas decorações legais de pratos. Inspirem-se.

E se a pessoa for mais velha, vale a decoração do ambiente! Olha que blog legal: Quitandoca. Ela não coloca uma foto de comida que não tenha uma flor ou um arranjo ao lado. Dá vontade de comer, dá vontade de sair do computador e fazer a receita. Olha esse café da manhã feliz abaixo.

cafe feliz

Dá pra todo mundo fazer uma decoração legal. Colocar um vaso de flores, um guardanapo dobrado de formas diferentes, vasilhas diferenciadas, velas entre outras coisas.

E não poderíamos deixar de citar a mamãe né, nossa decoradora preferida :D

No aniversário da Fernanda, ano passado, mamãe usou limões, folhas e velas. As tortas foram servidas direto do pirex de vidro, fácil né? E ficou maravilhoso!

mami, que talento

E olha o reveillon (e aniversário da mamãe, que é dia 1/1) que passamos juntos. Lasanha de verdura feita pelo papai (hiper colorida e gostosa) e a decoração com sal grosso e pétalas de rosa!

reveillon maravilhoso

Itens fácil de comprar e que dão outra cara ao momento especial.

Glau e Mamãe Eliana são demais não são? São pela força de vontade e bom gosto. Vamos fazer o mesmo! Jantar romântico, aniversário, comemorar formaturas, bons negócios ou mesmo um dia a dia comum e feliz merecem ambientes aconchegantes!

Mami e Quitamdoca

Pra finalizar, deixamos vocês com um passo a passo tirado do blog Curiosidades da net

1º

2º

3º

4º

5º

6º

7º

8º

9º

10º

11º

12º

13º

14º

Tentem e quem fizer e conseguir, nos contem e mandem fotos! Quem tiver dicas legais, deixe aqui para divulgarmos! Beijos!

Uma ideia sobre “Fica a dica – Comida lúdica

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>