Autismo em Resenha – Nascido em um dia Azul ( Daniel Tammet)

Eu e Karla resolvemos criar outra tag (sessão) no blog. Uma sessão que indique materiais bem legais e fáceis de compreender sobre autismo e seus vários níveis, e temas realcionados a esses assuntos. Será filmes, livros, peças de teatro, músicas, poemas, dentre vária smaneiras diferentes de se ter uma perspectiva sobre esse assunto tão amplo. Fiquem a vontade pra sugerir atraves do e-mail karluiza@gmail.com

Essa idéia veio porque a mamãe está lendo um livro sobre autismo e está amando… depois vamos pedir pra ela fazer uma resenha e postaremos aqui.

Vamos começar com um livro que eu e a Karla já lemos e adoramos por se tratar de uma autobiografia de um autista muito interessante por ter habilidade realmente impressionantes como a de aprender uma lingua diferente em uma semana.

Nascido em um dia Azul – Daniel Tammet.
Título Original: Born on a blue day
Tradução: Ivo Korytowski
Editora: Intrinseca
Assunto: Biografias, Diarios, Memorias & Correspondencias
Número de Páginas: 192
Preço: 29,90

leia, voce vai amar!Nasci em um dia azul é a autobiografia de Daniel Tammet, um britâncio nascido no dia 31 de janeiro de 1979 e foi o primeiro filho de uma família com 9 crianças. Com síndrome de asperger , crises de epilepsia e uma caracteristica chamada sinestesia, Daniel teve uma infância bem diferente da de seus irmãos que amavam brincar no parque enquanto ele preferia ficar olhando um fila de joaninhas no chão. Com uma alta capacidade para lidar com números, sua capacidade de compreender os sentimentos, captar nuances emocionais das pessoas a sua volta, compreender piadas ou frases de duplo sentido e viver em sociedade era seu ponto fraco.

Descobriu-se Savant aos 25 anos, uma forma de autismo rara e pouco conhecida que por isso passou despercebida pela sua família e por todos a sua volta.

Nascido em um dia azul é o relato corajoso e otimista de um universo particular diferente, nem por isso aterrador ou sombrio. Pelo contrário, é descrito como um mundo lírico, povoado por imagens e cores. Ou por ficções: aos 11 anos, Daniel passava o tempo criando figuras históricas muito próprias, como presidentes e primeiros-ministros, com suas respectivas biografias. Embora admita ter de beber chá no mesmo horário todos os dias e ser compelido a outros tantos ritos repetitivos diariamente, o autor circula com desenvoltura entre os universos, o seu e o externo, contando essa aventura com agradável acento poético.

autista genialDaniel hoje é conhecido mundialmente e seu livro foi um os mais vendidos do mundo chegando a ficar em 2º lugar na lista do The New York Time. Famoso no mundo inteiro por falar mais de 20 mil primeiros números que compões o número Pi ficando mais de 5 horas recitando-os em um evento com uma platéia enorme, aprender linguas rapidamente e fazer contas como 13/97 podendo dizer até 100 números depois da virgula.

Considerado por cientistas uma das chaves para compreender o funcionamento da mente por descrever o que sente e o que enxerga ao ser questionado. Gênio da matemática, campeão de xadrez e recordista na aprendizagem de idiomas, Daniel nos presenteia com um relato interessante, engraçado e marcante.

Um leitura para ser devorada. Um universo mágico e atraente e uma maneira de compreender um pouco de como os autistas (gênios ou não) se sentem em relação a sociedade.

Eu e a Karla adoramos e até assistimos o documentário Brain Man, feito com Tammet (que pode ser encontrado no youtube mas apenas para os que sabem inglês pois não tem legenda). O nome é uma alusão ao filme Rain Man onde Dustin Hoffman representa um autista com sindrome de savant.

Assistam um programa de Portugal que mostra um pouco de Daniel. Vale a pena:

Quem se interessar pode entrar no blog de Daniel clicando aqui. É todo em inglês ok?

Esperamos que tenham gostado. Recomendamos muito a leitura porque foge um pouco dos relatos tristes que temos na maioria das vezes. Daniel tem bom humor e sabe envolver-nos na história!
Se já leu, diga o que achou… se não, diga se pretende ler e gostou da dica!

Até mais! ;)

Uma ideia sobre “Autismo em Resenha – Nascido em um dia Azul ( Daniel Tammet)

  1. Flavia Bernardo

    Que idéia bacana essa de darem dicas de leitura, filmes e tudo mais relacionado ao tema. Pra quem não conhece muito sobre o assunto será uma ótima oportunidade de aprender.

    Gostei da resenha do livro. Vou colocar numa listinha (que só cresce) de livros a ler.

    Depois conto sobre minha opinião.

    Beijos, Flávia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>