2 de Abril – Dia Mundial da Conscientização do autismo – 2010

Ban Ki-moon - ONU Esse é o terceiro ano que podemos comemorar o Dia Mundial da Conscientização pelo Autismo. Em 2008, foi definido pela ONU que o dia 02 de Abril seria a data de chamar atenção das autoridades governamentais, da mídia e da população mundial para esse tema que é tão pouco divulgado.

Numa mensagem sobre a data, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon (foto), elogiou a iniciativa do Catar e da família real do país pelos esforços de chamar a atenção sobre o tema. A família Real do Catar, em missão do país nas Nações Unidas, chamou a atenção para o tema e conseguiu enfim o reconhecimento da importância de se debater o assunto trazendo qualidade de vida aos autistas já que eles precisam de cuidados, de inclusão social, de pesquisas sobre o tema, dentre outras coisas.

Para Ban, a data serve também para prestar homenagem à coragem das crianças autistas e de suas famílias, que lutam todos os dias para enfrentar a questão com determinação, criatividade e esperança. Ficamos muito contentes com a homenagem e nunca podemos deixar o dia passar em branco. A cada ano devemos nos unir mais e instruir a população sobre o que é esta síndrome ainda tão pouco conhecida.

A médica da Organização Pan-Americana da Saúde, Maristela Monteiro, disse à Rádio ONU, de Washington, que o diagnóstico precoce pode ajudar no tratamento da síndrome.

“O autismo tem um prognóstico melhor quanto mais cedo for diagnosticado. É importante que os pais tenham consciência disto e, assim que notarem algum retardo no uso da linguagem, na interação social com os pais ou com outras crianças, levem seus filhos para fazer uma avaliação,que deve ser feita, preferencialmente, antes dos três anos de idade. Isso porque os serviços podem ser intensos e ter uma grande diferença no desenvolvimento das crianças. A síndrome da desordem do autismo não tem cura. Mas, as pessoas podem levar vidas produtivas e completar sua instrução e , inclusive, viverem independentemente quando adultas, casarem e terem filhos”, disse

Essa fala vem de encontro a frase que mais gostamos de usar: AUTISMO É TRATÁVEL!

Ano passado nós participamos de alguns programas como vocês podem conferir aqui e explicamos sobre o dia aqui. Ligamos pra imprensa e tivemos resultado. Os jornais impressos da cidade e alguns veículos nos convidaram para expor sobre o tema.

KitEsse ano resolvemos ser mais profissionais. Com a ajuda do papai e da mamãe fizemos alguns kits informativos e entramos em contato. Ontem saímos distribuindo nos meios de comunicação e explicamos um pouco sobre o que é o autismo, sobre o dia a dia do Lu e como o moleque está evoluindo e a necessidade de ajudar o maior número de autistas possível. O Lu não veio em nossa família por acaso, veio nos ensinar MUITO e ajudar muita gente! Em alguns veículos tivemos o resultado imediato, pessoas interessadas e dispostas a nos ajudar. Ficamos bastante felizes. Mamãe ajudou no recorte dos kits, em sua montagem e a distribuir. Papai ajudou entrando em contato com jornalistas conhecidos.

Vamos aos kits:

amamos alguem com autismo

Na foto está a tag que iremos explicar mais pra frente e as peças de um quebra cabeça. Quando o profissional montasse, ele veria um coração com algumas informações como nosso contato e pedido de divulgação.

Nos ajude! Furamos essa tag e passamos uma fita azul (utilizamos o azul por ser a cor que os Estados Unidos utilizaram, para ficar padrão; lá, o Empirate States estará com luzes azuis e as pessoas ascenderão luzes dessa cor em suas casas) para fecharmos o saquinho que continha um folder com informações importantes a serem divulgadas e as pecinhas. A tag complementa todo o material interno já que ela instiga o profissional a unir as peças e ser peça chave na campanha. O folder nós iremos disponibilizar à todos vocês para que tenham um pouco de conhecimento sobre o autismo e divulgue para quem quiser. Quanto mais espalharmos a informação, mais crianças serão diagnosticadas rapidamente.

Precisamos de um senso urgente no Brasil para saber quantos somos. Pra terem noção do tanto de autistas no Brasil (e no mundo) é comum, onde falamos sobre o tema, encontrar alguém com um amigo ou parente autista. Ontem, em uma TV, a jornalista que nos atendeu não sabia sobre o dia e ficou encantada com algumas explicações e histórias… ela tem uma prima com autismo, de 13 anos.

Abaixo, os folders que mandamos pros jornalistas e distribuiremos na praça!

Capa

miolo

aqui e aqui vocês podem salvar as imagens frente e verso, com qualidade para impressão, caso queira dar pra alguém o folder. É só imprimir e colar um atrás do outro.

Vamos pro Rio no lançamento do livro da Cláudia Marcelino, que será na livraria Saraiva do Shopping Rio Sul. Quem for do Rio, apareça por lá!

Segunda feira, dia 05 de Abril, vamos pra praça Rui Barbosa com uma faixa e os folders pra distribuir! Mudamos a data porque no dia 02 as pessoas não estarão na rua já que é Sexta feira da Paixão e ainda é a comemoração dos 100 anos do grande médium, Chico Xavier. Todos estarão no cinema assistindo o filme (que não perderemos pois além de espíritas, somos fãs do Chico) ou em família, em casa mesmo. Depois contamos tudo: da viagem, das matérias, da praça…

Como não podia deixar de acontecer, gostaríamos de pedir aos blogueiros que divulguem o dia também! Estarão fazendo uma ótima ação e ajudando milhares de pessoas.

Fizemos uns avatares para orkut, msn, twitter… quem quiser utilizar no mês de Abril, é só salvar.

Photobucket Photobucket

Photobucket Photobucket

A última novidade é que o blog do Lu agora tem domínio próprio: www.estouautista.com.br
É claro que quem adicionou o outro link não precisa mudar, continuaremos lá também mas esse é mais fácil de divulgar e tem a palavra “autismo” né? Mostra também que acreditamos que a criança pode sair do espectro porque ela não é autista e sim “está” autista. Gostaram?

7 ideias sobre “2 de Abril – Dia Mundial da Conscientização do autismo – 2010

  1. CRISTINA PIRES

    Adorei o post pena que não li antes porque gostei muito do folder que voces fizeram, estava precisando de um material deste para divulgação aqui na minha cidade. Bjs. Cris mãe de Gabriel 5 anos que está autista.

  2. Tathy

    Cara, vcs realmente são incríveis. Oh família viu??? Dá orgulho gente. Falo isso porque como profissional o que vejo por aí são famílias preconceituosas e excludentes. Vc são o oposto. PARABÉNS pela milésima vez. Com certeza vou divulgar. Vcs tem notícias de como foi a conferência biomédica sobre autismo aqui em Brasília?

    Bjão.

  3. Flávia Bernardo

    Luiza e Karla, que post bacana!
    Belo trabalho o de vcs em batalhar por uma divulgação maior do autismo. Muitas famílias estarão sendo ajudadas por essa iniciativa de vcs!
    Poxa, gostaria muito de te encontrar no Rio Sul, mas não sei se será possível.

    Vou falar sobre o dia 02/04 no blog e twitter viu? Essa causa deve ser abraçada e divulgada!

    Beijos
    Flavia.

  4. Cris Santos

    Olá!

    Meu nome é Cris e quero compartilhar uma notícia muito importante para as pessoas envolvidas com a questão do autismo! http://bit.ly/bMkYx9

    Vale a pena ler e divulgar!

    Um grande abraço!

    Cris Santos

  5. Veronica Cobas

    Oi, Luiza

    Também não sabia do Dio Internacional da Conscientização do Autismo, mas parabenizo vocês pela disposição em viver tudo isso da forma mais útil que podem fazer: educando, divulgando, conscientizando, agindo, transformando. Quero ser também porta-voz dessa palavra e, se você me permite, quero trazer o tema em uma das minhas próximas crônicas no Criative-se. Sou artífice da ideia de que quem não atua, compactua. Nunca me neguei a atuar, ainda que levando as bordoadas da vida. Mas foram e são apenas dificuldades eventuais. O bom mesmo é a sensação de que posso mudar o mundo. Todos nós podemos sempre. Que bom que o Lu tem a vocês. Me diz, por favor, quando é o lançamento do livro no Rio. Quero estar lá também. Beijo grande.

  6. Elaine

    Obrigada, o folder ficou lindo (eu apanhei no começo até sacar que tinha que entrar no aqui e aqui que fizeram e imprimir com qualidade) kkkk coisas de mãe sonrise pirada…..amo vcs bjs (mae do Lucas)

  7. Claudia Marcelino

    Meninas, não canso de admirar o trabalho de vcs, to aqui babando!!
    Que material incrível, que capricho, que lindo!!
    Krk só vi hj! Que pena, podia ter divulgado mais, mas ainda vou colocar no álbum informativo do orkut todo esse material.
    Amo vcs, amo amo )))))

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>