Fica a dica

Resolvemos criar uma nova tag no blog do Lu: o Fica a Dica. Ele não vai ter dias certos para aparecer mas sempre vamos pensar em coisas legais para indicar aos familiares de autistas e aos leitores que mesmo sem ter relação com a síndrome se interessam nas histórias do Lu.

PhotobucketA dica de hoje é muito legal e é de suma importância pro mundo que está quebrando paradigmas e aceitando certas diferenças. Ainda temos muito chão pela frente mas com força de vontade e esperança (e a virtude mais difícil de conseguir mas a mais importante na minha opinião: paciência) nosso universo vai evoluindo!

Vamos falar de Todd Parr, um autor que nasceu no dia 09 de julho de 1962, nos Estados Unidos e teve muitos problemas ao querer por seu sonho de ser artista em prática. Quando criança, teve seus desenhos criticados pelo seu professor de artes e isso fez com que ele quase desistisse. Ainda bem que ele não fez isso pois hoje ele é um grande profissional e já ganhou vários prêmios em seu país: dois prêmios Nacionais de Publicação e três Oppenheim Gold Awards. Em janeiro de 2005 o canal de televisão Discovery kids lançou um desenho animado chamado O Mundo de Todd ( ToddWorld, veiculado todos os dias as 8:30h) e no mesmo ano o episódio “Quem é o seu melhor amigo?” ganhou o prêmio Humanitas e o desenho também já foi indicado ao Emmy.

Mas a história de Todd não foi fácil. Em 1995, morando em São Francisco, o autual escritor de livros infantis se tornou pintor. Após várias tentativas em diversas galerias da cidade, foi aceito em Wolfang Puck. Esta exposição foi o estopim para a criação de sua própria linha de roupas infantis. Todd publicou seu primeiro livro 03 anos depois, em 1998.

Com traços fortes e cores vibrantes, Todd mantém uma relação incrível com as crianças passando mensagens de como acreditarem em si mesmas e como ajudar o próximo. Com milhares de exemplares vendidos no mundo todo, Todd Parr aborda assuntos como a vida da criança em família, o papel do pai e da mãe, o medo de destacar-se em um grupo, o relacionamento com outras culturas e com os animais, entre outros que estimulam a imaginação e respondem as dúvidas dos pequenos.

PhotobucketDentre esses livros, um que me chamou muito a atenção e que me estimulou a escrever esse post foi “Tudo Bem Ser Diferente” (Panda Books). O livro trata de maneira simples as diferenças entre as pessoas como raças, biotipos, interesses, etc. Os traços simples como feitos por uma criança e a cores que ele utiliza em sua obra, despertam o interesse da garotada (e o nosso!) para um assunto muito importante e eles aprendem de uma forma prazeirosa e sem sentir a reponsabilidade da mensagem que o livro carrega como um peso e uma obrigação. O livro aborda um assunto,que muitos de nós temos dificuldades de explicar, de um forma simples, divertida e eficiente.

Ao final Todd deixa um recado aos leitores e a mensagem de reflexão com certeza permanece. Amei esse livro pois as vezes sentimos na pele a dificuldade de explicar pras crianças as limitações do Lu e sei que isso acontece em várias casas… não só com pessoas especiais mas com situações do dia a dia como ter que usar óculos, fazer regime ou até mesmo ser baixinha.

Photobucket

O livro está a venda na net em várias lojas e livrarias virtuais, com o preço que varia entre 21 reais até 30 reais. Vale a pena adquirir. Você vai se apaixonar por esta obra e vai querer todas que ele já publicou. Cada historinha mais linda que a aoutra a sua espera para encantar alunos, filhos, sobrinhos, irmãos, quem você ama e quer o bem. Este llivro chegou em minhas mãos através da minha amiga Elaine, participante da lista de discussões (ou seriam soluções, rs) do grupo sonrise_brasil no Yahoo Groups. Fica a Dica!

Photobucket

Uma ideia sobre “Fica a dica

  1. Tathy

    Eu conheço o desenho e o livro, mas não conhecia o autor. Além de ser um exemplo pra todo mundo ele é um gato rssss.

    Bjsssssssssss e adorei o fica a dica!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>