Germinar os grãos

Photobucket

Muitos têm dúvidas em como germinar os grãos… resolvi reproduzir aqui o link que está no post do suco verde e mostrar o passo a passo e uma foto dos grãos depois que estão germinados. Ficam molinhos, com mais nutrientes e de fácil digestão! Quando não se tem um suporte como no desenho da explicação (no fim dos post), para colocar o vidro na diagonal, usmos uma vasilha menor para apoio. (essa foto é dos grãos que a mamãe estava germinando)

Germinados e brotos de grãos e sementes são personagens muito importantes na alimentação natural, crua e vegetariana ( para aqueles que possuem problemas digestivos).
Uma vez que um grão ou semente (crus e saudáveis) são colocados na água, inicia-se o processo de liberação de todas as etapas para a germinação e desabrochar das informações genéticas de perpetuação daquele ser vegetal.

Grão ou semente + água -> germinado + tempo -> broto

germinado

Embora se fale muito de brotos que é uma etapa de crescimento posterior à germinação, considero os germinados alimentos mais poderosos e nutritivos.
Os brotos, pelo elevado teor de nutrientes + água + tempo, acabam por serem muito vulneráveis à contaminação por fungos, portanto muito perecíveis.
Os grãos e sementes iniciam sua germinação em 16 horas. Neste ponto, em geral, estão com a sua potência máxima, e logo sinalizam que o processo do nascimento está se consolidando.

Após este tempo, somente germinados, já ficam prontos para serem consumidos.
Acompanhe pelas figuras a seqüência descrita a seguir:

1. Escolha as sementes ou grãos, removendo todos as que estejam danificadas. Coloque de uma a três colheres de sopa de sementes num vidro e cubra com água limpa;
2. Deixe de molho por uma noite (8 horas);
3. Cubra o vidro com um pedaço de filó e prenda com um elástico. Verta o vidro e despeje a água. Enxágüe bem sob a torneira;
4. Coloque o vidro inclinado e emborcado num escorredor em lugar sombreado e fresco e;
5. Enxágüe pela manhã e à noite. Nos dias quentes é preciso lavar mais vezes.
Interessante observar que o mais elevado ponto de vitalidade no ciclo de vida de uma planta ocorre quando ela está em pleno processo de germinação, daí seus benefícios nutricionais.

Ao germinar, alguns nutrientes das leguminosas (feijões) ou oleaginosa (linhaça, girassol, etc.) multiplicam-se.
O processo de germinação torna os nutrientes mais digeríveis, causando menos gases do que os grãos que lhe deram origem.
Os germinados são pobres em calorias, mas contêm quantidades apreciáveis de vitaminas A e C, vitaminas do complexo B, vitamina E, algum ferro, além de muitas enzimas e proteínas.

Para tal produção, as condições de higiene e manuseio precisam ser muito rigorosas para evitar a proliferação de fungos e bactérias.
Alerta: os germinados podem provocar uma reação alérgica a pessoas que sofram de lupus eritematoso.

Os germinados e brotos servem para as mais diversas preparações culinárias. Podem ser consumidos crus, em sucos, saladas e sanduíches, misturados com outros legumes, refogados al dente, adicionados a molhos, sopas e de outras formas que a criatividade deixar.

PASSO A PASSO

8 ideias sobre “Germinar os grãos

  1. lucineia

    Adorei, muito boa as explicações, gostaria de saber se depois de germinados os grãos eu posso guardar na geladeira por quanto tempo?

  2. Marcelo

    Estou muito contente por ter aprendido sobre sementes e brotos germinados, já preparei as sementes, e sei que vou melhorar e muito a minha alimentação

  3. Thais

    Olá, ainda tenho algumas dúvidas. Qual é o melhor gão para utilizar? Tenho feito com guinua, mas poucos germinaram. Quando deixo dois dias neste processo, fica com um cheiro forte? Pode estragar, com este calor que está fazendo? Acabo tirando antes.
    Mto Obrigado.

  4. angela

    adorei teu site vc estar de parabéns !! faz tempo q procuro fazer germinações e achei super facel de fazer mais gostaria q vc me esclarecesse apropor de germinações, é pocivel germinar e consumir gãos de frutas ou legumes?qual os gãos que não pode ser consumido?

  5. Beta

    ADOREI!!!!
    Sempre quis germinar, já pedi pra me ensinarem, mas nada… agora já sei!! hehehe
    Não sei se vou conseguir tomar aqueles sucos radicais, já que sempre fui fresqunha pra legumes e verduras, mas vou entar e você me ajudou muuuito! Até o fim de semana eu tenho minhas sementinhas germinadas!! )
    Obrigada.
    Ahhh… adorei seu blog. Super sensível, carinhoso e elucidativo! Parabens pela iniciativa!
    Bjks, Beta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>