Argila Verde

 

O papai está tão feliz com as evoluções do Lu que pediu pra contarmos pra todos o quanto tem sido boa a argila verde na vida dele. Ele começou a consumi-la faz pouco tempo e já notamos uma fantástica melhora em seu comportamento. Antes de falar sobre como ficamos sabendo sobre essa argila e quais são os benefícios de consumi-la, devemos agradecer a nossa irmã Fernanda, que veio de Londres visitar a família e trouxe a tão famosa argila! Valeu!!!! Fefezinha, começa a tomar também, quem sabe você fica menos “loira”. kkkkkkkkk Muitos pais compram a argila pela internet. Tem gente que recebe direitinho, tem gente que tem problemas com a alfândega. Quando algum parente ou amigo viajar para o exterior, peçam para que eles procurem e compre. Mais seguro!

Foi no workshop da Andrea Lalama no Rio (Niterói) que tivemos a informação sobre as argilas vermelha e verde. Muitos usam para melhorar a pele e é mais fácil encontrar essa argila para uso externo. Hoje, pesquisando sobre o tema, achei umas informações bem interessantes; algumas já tinham sido faladas nas palestras e ao ler esses artigos, relembrei e quero deixar registrado aqui para sempre estar relendo e para informar outras pessoas. O post é longo, quem tiver interesse sobre o tema e os benefícios só para o autismo, favor ler depois das letras verdes.

Argilas

A argila é formada pela alteração de certas rochas, como as que têm feldspato, e pode ser encontrada próxima de rios, muitas vezes formando barrancos nas margens (fonte: wikipedia). A argila verde existe à venda em ervanárias ou lojas de produtos naturais (sempre ler pois existe a argila para ingerir e a argila para uso externo).A Argila é também um dos mais poderosos elementos da medicina natural (ou terapias não convencionais), para tratar e curar certar patologias. É um excelente antitóxico e remineralizante e possui um grande poder bactericida e desinfectante.

argila verde

Por via interna
No percurso ao longo do tubo digestivo, a argila dá força e vitalidade a todo o organismo. As pequenas partículas da argila estimulam as mucosas, ativando, ao mesmo tempo, as funções digestivas.

Oferece ao organismo de forma assimilável todos os sais minerais de que necessita (cálcio, ferro, magnésio, silício, potássio…). Por outro lado, absorve todas as toxinas, venenos, bactérias, gases, fermentações e a acidez que existe no organismo afectado.

A ingestão por via interna é indicada principalmente para todos os problemas do trato digestivo como por exemplo: gastrite, úlcera gástrica e duodenal, diferentes tipos de colite, diarreias agudas e crónicas, intoxicações alimentares, etc… Do mesmo modo, a gota, arterioesclerose, diabetes e doenças de pele, do sangue, fígado, bílis e rins melhoram se forem tratadas com argila de uso interno.

No entanto está contraindicada para as pessoas que sofrem de oclusão intestinal e também para as que têm propensão a sofrer deste problema.

Maneira de tomar
Deve ser diluída em água fria e bebida sempre antes ou um pouco depois das refeições. A dose diária, em geral, é de uma colher para os adultos e meia colher para as crianças com menos de dez anos. A água mexe-se rapidamente com uma colher de pau e num recipiente de plástico, e toma-se imediatamente (nunca usar utensílios de metal na argila).

Como atua?

argila verde

Em aplicações externas e internas, a argila é anti-séptica e bactericida, pelo que impede o desenvolvimento de gérmens e absorve os maus odores.

Além disso, a argila

- Atrai a si mesma todos os tóxicos.
- Ao possuir um potente efeito regenerador e cicatrizante, favorece a criação de novos tecidos.
- Protege o organismo do excesso de radiações (raios X, cobaltoterapia) e equilibra-o quando lhe falta radioactividade natural.
- É analgésica e refrescante, e por ser desinflamatória, recomenda-se para os casos de pancadas, extracções dentais e infecções.
- Atua sobre os sistemas ósseo, vascular e respiratório, e a sua ação nas fibras elásticas é primordial, assim como sobre os tendões, pele e sobre o tecido conjuntivo que envolve os músculos e outras estruturas corporais.

Como preparar?

Cataplasma

Para fazer a mistura use um recipiente de barro, cristal ou madeira, nunca de metal. Para remover utilize uma colher de madeira. Deite a argila vermelha ou verde num recipiente e junte, a pouco e pouco, água (sem cloro). Aguarde que a argila absorva a água e mexa até conseguir uma pasta. Aplique a pasta de argila sobrepondo camadas até alcançar a espessura adequada e tape-a com um pano de algodão e com algo que abafe para que seque o mais rapidamente possível.

Quando secar ou se tenha cumprido o tempo recomendado, retire a cataplasma com água. Nas inflamações superficiais agudas como picadas, pancadas, feridas ou queimaduras, a argila atua pelo frio e perde a sua ação descongestionante à medida que vai aquecendo, por isso é conveniente mudá-la por argila nova e fresca. Nas inflamações agudas muda-se a argila sempre que aquece, hora a hora aproximadamente.

Invólucro

Dilui-se a argila em água abundante e fervida, fria ou quente, ou numa infusão adequada para cada caso. A água deve ficar lodosa. Depois introduzem-se as ligaduras ou telas e cobre-se com elas a parte a tratar. Esta forma de aplicação é boa para o tratamento de queimaduras, celulite, eczemas…

Banho de argila

Junta-se à água morna, argila verde até ficar lodosa (cerca de nove colheres de argila por meia banheira). Introduz-se o corpo inteiro ou a parte a tratar na água e se permanece assim durante o tempo recomendado para cada caso. Este tipo de aplicação resulta no caso das varizes, dor de costas, dermatites e outros problemas de pele.

argila verde

Vejamos agora algumas patologias onde a argila pode ser usada. Há que notar que embora a argila possa produzir bons resultados, não é garantia de cura para todas as pessoas e todas as enfermidades. Utilize consoante o seu caso, e se não obtiver melhoras procure um profissional da área da saúde.

Acne – Aplique uma cataplasma de argila verde em toda a área afetada (face, pescoço, costas…), durante 10-20 minutos. Depois, retire-a com abundante água morna.

Artrite e reumático – Para acalmar a dor nas articulações, utilize cataplasmas temperadas de argila verde, grandes e grossas. Aplicar nas áreas afetadas várias vezes ao dia de 30 a 60 minutos.

Astenia primaveril – Beba, duas vezes por dia, antes das refeições, um copo de água com uma colher de argila branca em suspensão (mexa a água com a colher e beba rapidamente para ingerir só a argila que está em suspensão).

Beleza – A argila verde elimina as impurezas da pele, hidrata e normaliza a secreção sebácea, pelo que é ideal para os casos de acne ou de peles com tendência gordurosa. Devido ao seu poder antiséptico e bactericida, é um remédio eficaz contra todas as alterações da pele. Também possui um grande efeito rejuvenescedor. Pode fazer máscaras faciais de 15 em 15 dias: Use argila verde se tiver a pele gordurosa, argila cinzenta se desejar um efeito purificante, argila branca se quiser ou efeito cicatrizante e argila vermelha se quiser hidratar e prevenir o envelhecimento.

Bronquite – Aplique uma vez por dia uma cataplasma temperada de argila vermelha ou verde, de dois centímetros de grossura sobre o peito e as costas. No primeiro dia mantenha a cataplasma 10 minutos e depois vá aumentando gradativamente até chegar aos 30 minutos. Continue o tratamento durante uma semana.

argila verde

Celulite (flacidez, retenção de líquidos, gorduras localizadas e distúrbios circulatórios) – Aplique a argila na região dos glúteos e coxas durante uma hora.

Conjuntivite, pálpebras inchadas – Aplique durante uma hora, duas vezes por dia, gazes molhadas em água com argila branca sobre os olhos fechados, que serão renovadas em cada 15 minutos.

Dentes e gengivas – Contra as inflamações nas gengivas aplique uma cataplasma de argila verde na área da face perto da inflamação e repita a aplicação cada vez que a argila secar. Contra as aftas, piorreia e gengivite, faça bochechos diárias com água com argila branca.

Diarreia – Beba, duas ou três vezes por dia, um copo de água com uma colher de argila verde.

Distensão muscular – Aplique uma cataplasma de argila verde na zona área, durante duas horas, duas vezes por dia.

Dor cervical – Aplique duas vezes por dia cataplasmas frios e grossos de argila vermelha ou verde, que cubram desde a nuca até aos ombros. Deixe que atuem uma hora e meia.

Dor de garganta (anginas, faringite, amigdalite, laringite) – Logo ao primeiro sintoma, aplique diretamente sobre o pescoço, cataplasmas frios de argila verde de dois centímetros de espessura. Renove-os constantemente, sempre que aquecerem, e deixe uma colocada durante a noite. Quando os sintomas começarem a desaparecer, aplique uma cataplasma por dia até o problema desaparecer.

Eczema – Coloque sobre a parte afetada uma compressa de pouca espessura e retire-a quando estiver seca. Se sentir ardores, pulverize a zona com argila branca.

Entorses e torceduras – Aplique uma cataplasma de argila vermelha sobre a área quente e mude quando aquecer. Repita a operação até que a infecção passe e a dor acalme. Depois aplique emplastros em cada duas ou três horas.

Atenção: olhe bem a procedência da argila para comprar!

 

——————
A argila verde no tratamento com Autistas

Bentonite Clay é o nome comercial da argila verde. Este nome deriva de Montmorillon, França, onde o medicamento mineral foi identificado pela primeira vez.

A argila tem carga negativa e atrai as toxinas de toda sorte (metais pesados, agrotóxicos) que possuem carga positiva. Ela adere essas toxinas e carrega para fora do intestino através das fezes. Esse mesmo processo de adesão, seria o responsável pela eliminação de vírus. Além disso ela deixa no orgamismo nutrientes capazes de regenerar os tecidos danificados.

Os benefícios relatados por pessoas utilizando argila diluída durante um período de duas a quatro semanas incluem: maior regularidade intestinal, alívio de constipação crônica, diarréia, indigestão, e úlceras; maior energia física; cura de infecções, tez desobistruída, olhos mais brancos, mais brilhantes, maior precaução, melhora do estado emocional, regeneração de tecidos, aumento da resistência. A argila trabalha no organismo inteiro. Nenhuma parte do corpo é deixada sem tocar por suas energias.

Porém o seu principal papel é na desintoxicação e limpeza interna geral. De acordo com Keith Payne de White Rock Mineral Corporation em Springville, Utah, a argila limpa a mucosa do cólon. “Como o cólon se torna mais limpo, a sua capacidade de absorver minerais e outros nutrientes aumenta, tornando os minerais mais biodisponíveis, dando assim mais energia.”

Uma pesquisa sugere que a ingestão regular de argila diluída (normalmente de um a quatro colheres por dia, em doses divididas), pode produzir outros benefícios, incluindo a remoção do parasita intestinal, alívio de febre e alergias, eliminação da anemia e acne. Por exemplo, a argila ajuda a anemia, porque contém os dois tipos de ferro (ferroso e férrico), em uma forma facilmente assimilável, que reduz desconforto de alergias pelos rápidos neutralizantes alérgenos, o que reduz a azia e indigestão, absorvendo excesso de ácidos estomacais.

A melhor maneira de beber argila é quando se está com o estômago vazio, ou pelo menos uma hora antes ou após uma refeição ou imediatamente antes de dormir durante a noite, diz Knishinsky. Normalmente, argila está disponível como um espesso insípido, cinzento-pálida gel, mas também vem em pó ou encapsulada

—————————-

Melhoras do Lu com 3 semanas de uso

argiletz.com

Lu está bem melhor depois que começou a tomar argila. Ele está mais calmo, sua fala está mais pausada, dialoga mesmo quando não há perguntas, pergunta a opinião dos outros, conta alguns fatos que aconteceram com ele seja mostrando um presente que ganhou e falando quem deu ou de um programa de tv (mostrou pra Luiza um macaco que pinta quadros em uma novela). Está com mais paciência para escutar o que falamos. Enfim, são mudanças que facilitam muito nossa comunicação com ele e sua qualidade de vida. A argila é adicionada no suco verde. Antes ele tomava um copão de suco por dia, hoje ele toma metade de manhã e metade a noite para que a argila seja dada na quantidade correta. Lu não reclamou do gosto do suco e algumas pessoas da família experimentaram e todos acharam que não há muita mudança entre o suco de antes e o de agora. É importante sempre misturar o suco antes de beber senão a argila vai para o fundo do copo.

Acessem osite da Argiletz (ler em inglês ou francês). Essa marca é de confiança.

28 ideias sobre “Argila Verde

  1. Tathy

    pra colocar em espinhas. Vou usá-la na minha barriga tmb. Pra beber não encontra aqui no Brasil não???

    E que bom que vcs estão percebendo melhoras no comportamento do Lu!!!

    Beijossssssssssss

  2. Luiz Kakaki Pai

    As minhas filhas não são TUDO DE BOM?!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Quero estar sempre aprendendo com as três.Podem acreditar e correr atrás pois o que vimos foi uma mudança surpreendente!
    Então quis dividir rapidinho com todos.
    Obrigado Karla por transformar em palavras a minha euforia de uma forma que eu não daria conta.
    Parabéns pelo trabalho e BEIJOS para as três.

  3. César

    Conteudos muito interessantes no site.
    Já tinha noção do “poder” da argila mas é sempre bom conhecer pormenores mais especificos e técnicos sobre a argila e os seus beneficios com a nossa saude! Já tinha experimentado algumas, mas tem ai outras que vou experimentar de certeza… bebe-la por exemplo!

    :)

  4. Débora Bento

    Olá meninas!

    Parabéns a vocês e a toda família!
    Quando amamos não há limites e nem limitações para nossas buscas e fé em “novos dias”, não é mesmo?
    Gostaria de ter uma informação:
    Aonde posso conseguir as argilas, tanto para ingestão como para uso externo?.
    Aqui no RJ, é muito difícil….não gostaria de encomendar por internet, a não ser por um site seguro.
    Vocês teríam como me orientar?
    Sou Corretora Imobiliária…e a minha vida é de estresse constante….tenho psoríase pelo corpo…e além disso tenho um filho com grandes problemas cutâneos (acne).
    Estarei aguardando a resposta de vocês!
    Muito obrigada!
    Um grande abraço,
    Débora Bento

  5. Suzane

    O quê você quis dizer com “menos loira”, você gosta
    quando se fala, que as morenas são fedidas? Mas foi muito bem explicado, o que falou da argila.
    Sem preconceitos, para que não sofra o mesmo. Tà?
    Suzane´São Paulo capital

  6. Admin

    E aí Suzane, tudo bom? Valeu pela visita e espero que volte sempre. Quando disse que a minha irmã ficaria menos loira, jamais tive o objetivo de ofender ninguém e nem tão pouco sou preconceituosa… brinquei porque é minha irmã e tenho muita intimidade com ela… a mídia sempre brincou com essa questão e vejo isso como uma brincadeira saudável, não pra denegrir a imagem de ninguém…. sou muito brincalhona… se vc falasse assim: E aí Karla fididona, etc eu nem ficaria chateada por compreender a brincadeira. Minhas amigas as vezes falam: “Ê vaca, nem me ligou!” ou “Sai pra lá cachorra” etc e etc; quando se tem intimidade, isso é permitido e a Fernanda aceita isso.

    Vivo falando que sou mais autista que o Lu quando escuto várias vezes um cd ou quando não misturo a comida no prato… ou até mesmo quando não entendo uma brincadeira de duplo sentido e etc… Falo direto que sou doida, que meus amigos são loucos sem a intenção de usar o termo de forma prejorativa e magoar alguém que tem um parente no manicômio… Muitos me chamam de anã, nanica, magrela, e etc e eu mesmo brinco comigo mesmo…

    Existem loiras burras? Sim. Existem Morenas burras? Sim tbm… Existem negras burras? Sim… mas a brincadeira pegou com as loiras… se te ofendi, desculpe.

    Tenho uma segunda mãe (já falei dela aqui no blog) que chamo de mamãe pretinha e a gente brinca com ela: Dal, faz isso senão vai pra senzala, etc… Ela fala: Não faço, o tempo da escravidão acabou e etc… fala até pro Lu e cantamos lerê lerê e caímos na risada…

    Já sofri muitos preconceitos com o Lu, já fui julgada de forma injusta e não é meu intuito magoar ninguém ok?

    Beijokas!

  7. Paulo

    Olá irmazonas, aprendi com vocês e já consegui a argila verde. A caixa é diferente da foto do site de vocês, mas é da argiletz. Um amigo trouxe de paris. Já estou usando no meu filhote e estou na espctativa de melhoras. Gostaria de salientar que na embalagem recomenda-se o uso máximo de 3 gramas diárias. O que vocês acham disso? Recebi também um e-mail sobre uma orientação da Andrea Lalama que preconiza a utilização de uma argila vermelha juntamente com a verde intercalando-as com período de 30 dias para cada uma. Vou tentar conseguir essa outra argila nos EUA.
    Felicidades.

  8. Fatima

    Na verdade não é resposta é uma pergunta.
    Por favor Karla, qualquer argila que se encontra no mercado pode ser usada tanto para uso externo ou interno( ingerida)??? Se negativo, qual a diferença entre elas?

  9. Admin

    Não… vc sempre deve ficar atenta e ler se a argila é para uso interno ou externo. No local onde vc encontrar a argila pra coomprar, pergunte sempre de onde vem, como usar, etc. Eu não sei a diferença das duas em termos de composição não. Achei isso na net:

    Uso interno: As opiniões divergem sobre a cor da argila a utilizar. A argila pura é o caulino e tem cor branca; mas existem argilas de outras cores, consoante a sua composição: sais de ferro dão-lhe coavermelhada ou amarela, sais de enxofre, cor amarelada. Contudo, não são estes os minerais que determinam as propriedades terapêuticas da argila já referidas. A argila a ser utilizada por via interna deverá ter uma granulometria muito pequena, semelhante a pó ou farinha, isenta de microrganismos patogénicos.

    Uso externo: O uso externo da argila, que aproveita as sua propriedades absorventes, plásticas e térmicas, faz-se de três formas: A cataplasma, Os banhos e Máscara relaxante

    Texto extraído de “Guia prático de remédios e tratamentos naturais”, Selecções do Reader’s Diges

    Nunca achei a argila pra uso interno no Brasil… a de uso externo acho que vc encontra no Mundo Verde ou loja de cosméticos, na net tbm.

  10. Daniela

    Senhores
    A argila é realmente muito boa, mas devemos ter apoio de um especialista, para não ficarmos assustados, com as reações da argila.
    Eu tenho um parente, que tinha paralisia nos músculos da face (sequela de derrame) e que melhorou muito, depois que apliquei máscara de argila verde. Assim ficamos maravilhados com a argila.
    Estando um outro parente, com catarro no peito, coloquei cataplasma de argila verde. Passados uns 5 minutos, a pessoa começou a tossir (tudo bem) e depois, começou a vomitar um líquido escuro (com cheiro de sangue), tossia e vomitada, acredito que quase um litro.
    Fiquei tão apavorada, que achei que ia ser internada também junto com o doente. No hospital, o médico examinou os pulmões dele , rceitou inalação, e mandou de volta pra casa.
    Depois, conversando com um especialista, ele disse que, estava apenas limpando os pulmões, pois a pessoa tinha fumado por muitos anos.
    Para não assustar como eu, procure sempre um especialista.

    Daniela

  11. Admin

    Daniela,

    Obrigada pelo comentário! Você fez um comentário muito importante… procurem sempre orientação médica… seja para fazer uma dieta alimentar no seu filho, dar florais de Bach, homeopatia, argila… é fundamental ter acompanhamento profissional.

    Beijokas!

  12. Paulo Oliveira

    Obrigado por me avivarem a memoria, pois eu sabia das grandes propriedades desta maravilhosa substancia.
    Eu tive um livro a alguns anos atrás que infelizmente emprestei a alguem que precisava de ajuda na altura, essa pessoa que não me lembro quem era até hoje não me devolveu esse bem precioso.
    Lá dizia tudo e mais alguma coisa sobre ela e como utilizá-la.
    Esta semana estava com diarreia 4 dias consecutivos, fui ao medico e com os medicamentos que receitou não ajudou nada.Lembrei-me hoje pela manhã e antes de sair de casa fui á net pesquisar e encontrei este maravilhoso site, tinha ainda um pouco de argila e lá fui eu ingerir uma colherada (10h manhã),pelas 14.00 utilizei novamente e a esta hora 22,30h não sinto absolutamente nada
    de irregular no meu estomago. Foi maravilhoso parar com esta diarreia, pois faço desporto (kickboxing) e já perdi 3 a 4 kg nestes dias.Vamos ver a evolução mas penso que está tudo bem.Obrigadão mesmo.

  13. Núbia

    Olá…..

    Muito interessante…como faço para adquirir a argila da marca Argiletz aqui no Brasil? Essa pode ser ingerida e aplicada externamente também?
    Grata e bjokas…

  14. silvia mota

    olha!fiquei mt feliz com esse site;uma amiga de trabalho havia comentado comigo sobre esse assunto..não dei muita impotância,como perdi tempo..hj faço um tratamento de pele com argila verde,estou tendo ótimos resultados..meus agradecimentos!

  15. CLÁUDIA

    Olá Karla,muitissimo obrigada pelas informaçoes e muito sucesso com o seu irmaozinho pois com todo esse amor e carinho tudo fica bem; parabens e fiquem com Deus!Um abraço

  16. Danielle

    Oi
    gostei muito deste post, estou pesquisando sobre as propriedades da argila verde, e as informações contidas aqui estão dando um show… vou indicar o linck no meu blog

    bjus fiquem com Deus
    Desejo a todos um final de ano maravilhoso… um beijo grande no Luiz

    Dani

  17. Gilvania de Almeida Kiwlowicz

    Olá Meninas !
    Parabéns por esse maravilhoso blog. Tenho uma filha (Rebeca) de 10 anos que também é autistas faço a dieta SG e SC e suco de aloe vera, começei a dar a argila verde uma colher de café antes do café da manhã à 9 dias e o resultado é maravilhoso, ela está mais calma, brincando, falando melhor mais participativa já começou até a lavar a louça (quando eu ensinava ela se recusava a fazer) estou muito feliz e gostaria de agradecer à vocês por essa maravilhosa informação, só gostaria de tirar uma dúvida, na matéria não está especificado o tamanho da colher, vcs poderíam me informar ?
    Desde de já agradeço e desejo um ótimo 2010 para toda a família.

  18. Renata

    Bom dia!
    Estou muito interessada na argila verdee, como eu a encontro para comprar, me ajudem!!
    Obrigada!!

  19. Rafaela

    Oi
    Eu queria saber como eu faço pra min fabricar a argila verde em ksa?!
    sera q algum me ajuda ?!
    se algum sabe me responde pro meu email q é :rafaclaichjoreski@hotmail.com
    beeeijoss
    Des de ja agradeço

  20. Valéria

    Olá! eu li sobre a Argila verde e fiquei muito esperançosa e já encomendei pro meu filho, que tem 9 anos, e é um cego autista, ele já se trata com homeopatia, o que o tem ajudado demais. A professora dele morou por 10 anos na França e como tem amigos por lá, eles vão enviar pra nós. Quando tiver dando pra ele escrevo pra compartilhar as novidades com vocês. Peço a Deus que dê tão certo como deu pra vocês, principalmente que ele fique mais calmo, porque não para um segundo sequer, hiperativo! e quem sabe começe a falar, né? Obrigada por dividir com a gente coisas que podem beneficiar nossos filhos!
    Um abraço.
    Valéria.

  21. Pingback: Estou Autista » Blog Archive » Fazer a dieta SGSC ou não fazer a dieta SGSC, eis a questão.

  22. MARCIA PIRES RIOS

    OLHA COMPREI NO MERCADO LIVRE A ” ARGILA BRANCA VERDE COM DOLOMITA E OLIGOELEMENTOS ” PROCURE ASSIM LA , O PTE POR 18 REAIS É A UNICA QUE É ESTERELIZADA E PODE TANTO TOMAR COMO CONSUMIR ALEM DISSO O FRETE CUSTA 15 REAIS RECEBI CERTINHO E COMPREI 10 POTES DE UMA VEZ ! EXCELENTE PRDUTO ESTA ARGILA , CURA TUDO MESMO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>